A Itatiaia foi a grande premiada durante a cerimônia do Prêmio Abracopel de Jornalismo, na noite desta quinta-feira (30), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A iniciativa da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
A reportagem “Obrigação Desconhecida: instalação do DR pode salvar vidas” de Júlio Vieira e Maria Fernanda Cinini arrecadou os prêmios nas categorias Mídia Eletrônica Rádio e Especial Anuário Estatístico ao detalhar a importância do dispositivo de proteção elétrica que pode salvar vidas ao impedir choques e incêndios e indicar as falhas na fiscalização do uso. O DR é obrigatório no Brasil. A reportagem produzida para o rádio e veiculada durante o Jornal da Itatiaia concorreu com outros 30 trabalhos.
Na cerimônia de premiação, o repórter Júlio Vieira destacou a importância da reportagem para levar informações sobre o DR à população.
“Este é um dispositivo obrigatório pela ABNT, mas, que não tem uma legislação específica para poder fiscalizar o uso no país. E nós procuramos a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, para perguntar se havia a perspectiva de criar alguma equipe de fiscalização. No e-mail que a gente mandou para a Aneel, eles nos perguntaram o que era o DR, que é um dispositivo que, com R$ 200, a pessoa instala em casa e em milésimos de segundos ele derruba a rede elétrica e ajuda a salvar vidas. Acredito que nosso trabalho, de certa forma, ajudou a contribuir para salvar vidas”, detalhou durante discurso.
Apenas no primeiro semestre do ano passado, o Brasil registrou 458 acidentes por choque elétrica – 72% das vítimas não resistiu e morreu.
A produtora Maria Fernanda Cinini ainda reforçou a importância do dispositivo para evitar tragédias. “A segurança elétrica deveria ser um tema de conhecimento amplo, mas não é. A ideia da nossa reportagem foi mostrar que dispositivos simples e obrigatórios são fundamentais para evitar tragédias, mas falta conhecimento, fiscalização e vontade do poder público”.