Ouvindo...

Após incêndio, alunos do Instituto de Educação retornam às aulas

Parte dos alunos foi realocada para prédio na rua dos Guajajaras, no Centro de BH

O Instituto de Educação já estava em processo de revitalização mesmo antes do incêndio

Os alunos do Instituto de Educação de Minas (IEMG) voltam às aulas nesta segunda-feira (27) em Belo Horizonte após o incêndio que destruiu duas salas e um corredor de acesso do prédio histórico na semana passada.

Estudantes serão divididos e alunos do ensino médio terão que ir para o prédio do antigo Centro Universitário Una, na rua dos Guajajaras, 175, no Centro. "É perto, mas tem que dar uma caminhada. Dá para chegar no horário”, disse o aluno Gustavo Oliveira, de 16 anos. Apesar do deslocamento, ele comemorou o retorno. “Graças a Deus as aulas já estão voltando. Foi rápido, vamos seguir o ano”, completou.

Uma militar do Corpo de Bombeiros e representante da Secretaria Estadual de Educação estão presentes para orientar os alunos na retomada.

Na última quarta (22), o secretário Estadual de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, afirmou à Itatiaia que o colégio já estava em processo de revitalização mesmo antes do incêndio. Segundo o secretário, o prédio anexo já passou por uma reforma de R$1 milhão, e o restante do edifício, que é tombado, deverá passar por uma reforma avaliada em R$30 milhões.

Entenda o caso

O instituto foi atingido com um incêndio de grandes proporções, mas não teve a estrutura abalada. 40 vítimas precisaram de atendimento.

Um adolescente confessou ter incendiado o colégio. À Polícia Militar (PM), a mãe do jovem contou que o filho estava fumando durante o recreio e jogou o cigarro fora, que acabou caindo em cima de um material de plástico que se incendiou.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do Instituto estava aprovado, mas em processo de regulamentação.

O órgão explicou que, para que haja a regularização, é necessário que a edificação tenha o AVCB - documento que certifica que uma edificação cumpra com todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico para o seu funcionamento.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.