Equipes do Corpo de Bombeiros atendem, na manhã desta quarta-feira (22), uma ocorrência de incêndio no Instituto de Educação, escola da rede estadual de Minas Gerais localizada no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Não há informações oficiais sobre vítimas, mas ouvintes da Itatiaia relatam que vários estudantes foram atendidos no Pronto-Socorro João XXIII. Já o Corpo de Bombeiros confirma que seis crianças foram evacuadas do prédio. O Samu, que trabalha na ocorrência, informa que são 20 feridos, todos sem gravidade.
A reportagem da Itatiaia está no local, onde vários alunos estão chorando. Uma estudante chegou a desmaiar.
Alguns alunos informaram que o incêndio começou na sala de arquivos. Outros estudantes dizem que o incêndio foi causado por um grupo que fumava maconha.
Veja também:
Tombado
Construído em 1897, o prédio do Instituto de Educação de Minas Gerais foi tombado em 1982, devido a importância histórica e arquitetônica.
Conforme informações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício começou a ser construído em 1897, quando foi destinado a abrigar o Ginásio Mineiro que se transferia de Ouro Preto para a Nova Capital.
“Projetado pelo arquiteto Edgar Nascentes Coelho, em estilo eclético, utilizava diversos estilemas arquitetônicos e ornamentais da tradição neoclássica europeia. Para abrigar a escola Normal Modelo o prédio passou por profundas intervenções definidas pelo arquiteto Carlos Santos. A fachada eclética foi acrescida de um novo e monumental pórtico de entrada com um vestíbulo com colunas de dupla altura, capiteis jônicos e um forte entablamento encimado por platibanda. As janelas apresentam vergas e curvas e cartelas sobrepostas às portas de acesso. O novo aspecto permaneceu em estilo eclético de orientação neoclássica”, descreve texto do IEPHA.
Veja o vídeo:
Matéria em atualização....