O município de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a imunizar os moradores com a
Além de Nova Lima, a vacinação ocorre em Maranguape, no Ceará, e Botucatu, em São Paulo. Podem receber o imunizante pessoas com idade entre 15 e 59 anos, de acordo com avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com o aval da reguladora, o imunizante se tornou o primeiro do mundo contra a dengue em dose única.
Segundo o prefeito de Nova Lima,
O prefeito ainda ressaltou que a expectativa é de uma forte adesão. Ao todo, foram 64 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde para a cidade, que realiza um “Dia D” de vacinação neste sábado (17). A cidade conta com postos de saúde abertos e salas especiais para vacinação.
“A população de Nova Lima tem muito cuidado com a vida, dá muito valor e entende a importância de se proteger por meio de programas vacinais. A vacina é fundamental, mas a responsabilidade para combater a dengue é de todos: manter os quintais bem cuidados, não deixar água parada, cuidados que a gente sabe, mas esquece de fazer. É fundamental”, completou.
Como se vacinar
Neste sábado, as UBSs com sala de vacina funcionarão das 8h às 17h, com exceção da UBS Água Limpa, da UBS Galo e da UBS Vale do Sol, que atenderão das 8h às 16h. Ao longo de toda a campanha, as UBSs funcionarão das 8h às 17h, com algumas unidades em horário estendido até as 19h.
O vacimóvel atuará no sábado em dois pontos da cidade: na Praça Bernardino de Lima, no Centro, das 9h às 16h, e no Serena Mall, na região Norte, também das 9h às 16h. Para se vacinar, não é necessário agendamento prévio.