Prazo para aderir ao Jovens Mineiros Sustentáveis 2026 acaba nesta terça-feira (20)

Programa oferece capacitação online com certificado para professores e atividades práticas nas escolas para os alunos

Alunos recebem cadernos didáticos e participam de atividades práticas nas escolas

O prazo para aderir ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis 2026 termina nesta terça-feira (20). A iniciativa promove a educação ambiental e humanitária para crianças de 10 a 12 anos em Minas Gerais e pode ser adotada por por prefeituras, consórcios intermunicipais e instituições de ensino privadas.

As inscrições são feitas online, por meio do formulário oficial do programa. Neste ano, pela primeira vez, escolas da rede privada também estão aptas a participar do projeto.

Leia também

O Jovens Mineiros Sustentáveis trata de temas como consumo consciente de água e energia, cidadania ambiental, gestão de resíduos sólidos, preservação da fauna e das florestas e mudanças climáticas.

A formação dos professores acontece por meio de curso de Educação a Distância (EaD) em Educação Ambiental, com certificação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e avaliação de destaque no mercado educacional. Já os alunos recebem cadernos didáticos e participam de atividades práticas nas escolas.

O programa já capacitou 1.558 professores, impactou 34.128 alunos, envolveu 805 escolas e alcançou 257 municípios em todas as regiões do estado. A iniciativa foi apresentada como referência para outros estados e como case de sucesso nas Conferências do Clima (COPs 29 e 30).

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...