Ouvindo...

Mais de 250 kg de queijos impróprios para consumo são apreendidos em Minas

Produtos foram descartados; queijaria não tem licença para funcionar e condições higiênico-sanitárias precárias

Queijaria tem instalações e higiene precárias

O Procon-MPMG, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Uberaba, e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) interditaram um entreposto clandestino de queijos em Uberaba, na Região do Triângulo, em Minas Gerais. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2).

Os fiscais ainda apreenderam e jogaram fora mais de 250 quilos de queijos impróprios para comer.

O local também foi autuado porque, além de não ter licença para funcionar ou selo de inspeção exigido por lei, tem condições higiênico-sanitárias precárias. O Procon-MPMG e o IMA vão instaurar processos administrativos.

Vistoria

Durante a vistoria, foram constatadas graves irregularidades como produtos sem rótulo, informações ilegíveis nas embalagens, utilização de insumos sem prazo de validade e a inexistência de responsável técnico habilitado.

A fiscalização realizada na última sexta-feira (29) foi motivada por uma denúncia feita ao IMA.

“A ação foi necessária para proteger a saúde da população, diante de graves irregularidades sanitárias e da ausência de licença e inspeção obrigatória. O MPMG reafirma seu compromisso em coibir práticas que coloquem em risco a segurança alimentar e em assegurar que apenas produtos regulares e fiscalizados cheguem ao consumidor”, afirma o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Uberaba, Renato Teixeira.

Leia também

Alex Araújo é formado em Jornalismo e Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já trabalhou em agência de publicidade, assessoria de imprensa, universidade, jornal Hoje em Dia e portal G1, onde permaneceu por quase 15 anos.