Ouvindo...

Greve do metrô de BH entra no segundo dia e deixa 200 mil pessoas sem transporte

Sindicato da categoria afirma que não irá cumprir determinação do TRT sobre funcionar em escala mínima

Sindicato da categoria afirma que não irá cumprir determinação do TRT sobre funcionar em escala mínima

A greve dos metroviários em Belo Horizonte entrou no segundo dia nesta quinta-feira (15) e mais de 200 mil pessoas foram prejudicadas e ficaram sem transporte. Mesmo após determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) determinar que o metrô deveria funcionar em 100% dos trens em horário de pico e 70% nos demais horários, a categoria decidiu não cumprir a determinação e manter a greve geral, por tempo indeterminado.

O descumprimento da determinação do TRT é passível de multa diária de R$ 100 mil. A presidente do Sindimetro, o sindicato que representa a categoria, Alda Santos, afirmou que “que não pretende cumprir a liminar e vai continuar a paralisação completa”.

Leia mais:

Justiça Federal nega pedido do PT para barrar concessão do metrô de Belo Horizonte

Greve do metrô de Belo Horizonte deixa 100 mil passageiros sem o transporte nesta quarta-feira

‘Verba para concessão do metrô de BH já está liberada’, diz Marcato sobre questionamento do PT

“Em vários países da Europa está acontecendo um movimento contrário de reestatização de empresas cruciais para a população e infelizmente no Brasil acontece agora esse movimento contrário que só vai prejudicar o povo. Por que não pegam essa verba dada pelo Governo Federal e pelo Estado e constroem logo a linha 2 até o Barreiro e melhoram a linha 1? Por que vão dar esse presente para alguma empresa?”, disse a sindicalista.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022