Ouvindo...

Minas Gerais tem 83 cidades em emergência por causa das chuvas

Defesa Civil do estado alerta que o volume de chuva pode ser significativo nas próximas 24 e 48 horas

Sobre para 83 o número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas em Minas

Subiu para 83 o número de cidades em Minas Gerais que decretaram situação de emergência por causa dos temporais que atingem o estado. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (14) pela Defesa Civil que alertou que volume de chuva pode ser significativo nas próximas 24 e 48 horas e causar transtornos à população, inclusive na capital e toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O número de desabrigados permanece em 1.101 e o de desalojados subiu passando para 4.311 e sete pessoas morreram em decorrência das chuvas.

A previsão para esta quarta-feira, aponta que a chegada de uma frente fria ao litoral fluminense contribui para a intensificação das áreas de instabilidade atmosféricas e proporcionam fortes pancadas de chuva em todas as regiões do estado de Minas Gerais. O volume de chuva pode ser significativo nas próximas 24 e 48 horas e causar transtornos à população, inclusive na capital e toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As temperaturas não devem sofrer mudanças significativas sobre o estado nas próximas 24 horas, com exceção da região sul de Minas Gerais. Um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS deve provocar chuva volumosa nos próximos dias nos estados do Sudeste brasileiro.

Carmo da Mata

Por causa das chuvas intensas nos últimos dias, a ponte de acesso à comunidade “Mata Velha” foi danificada pela força das águas do ribeirão, dificultando o acesso na localidade. Conforme informações da Defesa Civil, não houve desalojados e desabrigados e aproximadamente 18 pessoas foram afetadas. Os serviços essenciais da cidade não foram prejudicados.

Cachoeira de Minas

Um deslizamento de terra comprometeu a estrutura do muro de divisa de uma residência, que acabou caindo. O imóvel foi interditado preventivamente pela defesa civil municipal e 3 (três) pessoas da mesma família ficaram desalojadas, sendo abrigadas por familiares.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022