Ouvindo...

MP denuncia 6 torcedores do Cruzeiro por ataque a ônibus com atleticanos

Uma pessoa morreu em ataque a pedras e explosivos a um ônibus com torcedores da Galoucura em novembro de 2021

Um dia depois de denunciar um torcedor do Atlético pela morte de um cruzeirense em uma briga de torcidas no bairro Boa Vista, em Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais também apresentou denúncia contra nove torcedores do Cruzeiro que atacaram um ônibus com atleticanos em novembro do ano passado. Uma pessoa morreu e nove ficaram feridos na ocasião.

O crime aconteceu em 28 de novembro. Os torcedores da Galoucura voltavam do jogo entre Galo e Fluminense quando o ônibus do MOVE onde estavam foi interceptado no Anel Rodoviário, próximo à região do Barreiro.

Os torcedores foram atacados com pedras e artefatos explosivos. Um deles tentou fugir do ônibus, mas foi morto no local.

Segundo o Ministério Público, os denunciados cometeram o homicídio por motivo torpe, definido como crime de ódio, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e com uso de meio cruel. Eles também foram denunciados por homicídio tentado contra nove pessoas.

Denúncia contra atleticano

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, nesta segunda-feira (4), o torcedor do Atlético, Yuri Ramon Pereira de Oliveira, acusado de matar o cruzeirense Rodrigo Marlon Caetano de Andrade, durante uma briga entre torcidas em março deste ano. De acordo com o MP, ele está foragido.

Na denúncia, a Promotora de Justiça Janaini Keilly Brandão Silveira também pede que o mandato de prisão temporária contra Yuri seja convertida em preventiva.

Pai de torcedor morto em briga de organizadas desabafa: ‘treinados para ter ódio’

De acordo com a denúncia, a qual a Itatiaia teve acesso, o homicídio foi praticado por motivo torpe, que dificultou a defesa da vítima e pode ser definido como “crime de ódio”.

“O denunciado (integrante da GALOUCURA) despejava violência de forma indistinta a todos que, por desventura, cruzavam seu caminho, estando ligados de qualquer forma ao time adversário, qual seja, Cruzeiro Esporte Clube”, diz trecho da denúncia.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais