Justiça Federal nega pedido e mantém prisão de Daniel Vorcaro, do Banco Master

Bancário está preso há três dias suspeito de envolvimento em esquema de fraudes no Sistema Financeiro Nacional

Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master

A Justiça Federal negou um pedido da defesa e manteve nesta quinta-feira (20) a prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master. A decisão é da desembargadora Solange Salgado, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A informação é da CNN Brasil.

Na quarta-feira (19), os advogados entraram com um pedido liminar de soltura do banqueiro, preso há três dias na Superintendência da Polícia Federal (PF) em São Paulo em consequência da operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito falsos por instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional.

Segundo a PF, o Banco Master estaria envolvido na venda de títulos de crédito falsos, como Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), que prometiam um retorno irreal de até 40% acima da taxa básica do mercado.

As apurações começaram em 2024, após uma requisição do Ministério Público Federal para apurar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

Os investigados podem responder por crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, entre outros.

Leia também

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia

Ouvindo...