O programa
As dez capitais atendidas inicialmente serão Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
Quem tem direito ao benefíco?
O gás gratuito será destinado às famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado nos últimos 24 meses. Famílias que já recebem o Bolsa Família terão prioridade.
Os beneficiários poderão comprovar o direito ao benefício com o cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código enviado por SMS. Segundo o governo federal, o novo modelo aumenta a segurança e a rastreabilidade do benefício.
Até março de 2026, o governo pretende ampliar a distribuição para 15 milhões de famílias.
Programa Gás do Povo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o programa busca garantir segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida. Segundo ele, o Gás do Povo reduz a pobreza energética e evita que famílias dependam de lenha ou materiais inflamáveis para cozinhar.
A Caixa Econômica Federal será responsável por emitir os vales-recarga, cadastrar revendedoras participantes e validar o acesso dos beneficiários. A retirada do gás será feita diretamente nas revendas credenciadas, sem pagamento em dinheiro.
O governo explica que a primeira etapa marca a transição do modelo antigo, baseado em pagamento em dinheiro, para um sistema que assegura a entrega direta do gás de cozinha.
Com agência Brasil
(Sob supervisão de Fabrício Lima)