Na quarta-feira (21) a organização Teia de Criadores lança o primeiro episódio de “Vozes do Carnaval”, uma série documental que mergulha nas raízes políticas, afetivas e sociais da folia belo-horizontina.
A produção parte de uma provocação central: “Qual cidade imaginária você quer habitar?”. A série utiliza imagens captadas ao longo de 2025 para mostrar como os blocos de rua ocupam o espaço público como um território de reivindicação de direitos e construção de memória.
Manifestos de rua
O episódio de estreia estabelece as bases para os três capítulos seguintes, que contarão as histórias específicas de blocos emblemáticos:
- Bloco do Bigode: Um retrato de dez anos de resistência e construção comunitária.
- Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo: O foco na inclusão e na diversidade radical.
- Bloco Alforriado Matias: A luta e a ancestralidade preta no asfalto mineiro.
Para Zotha, diretor do projeto, o Carnaval é um espaço vivo de construção coletiva. Já Geovane Silva, produtor do Bloco do Bigode, destaca que a série é um reconhecimento fundamental para ampliar o alcance dessas iniciativas que, muitas vezes, operam nas bordas da visibilidade oficial.
Multiplataforma
Comprometida com a democratização do conteúdo, a Teia de Criadores disponibilizará todos os episódios com legenda e audiodescrição. Além dos capítulos semanais no YouTube, o público poderá acompanhar conteúdos exclusivos no Instagram e no TikTok, culminando no lançamento de um filme completo de 20 minutos que costura todas as narrativas.
Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e com patrocínio da Sympla, o projeto reforça o papel de BH como um polo de inovação na economia criativa e no pensamento crítico sobre o Carnaval.
Agenda de lançamentos (YouTube)
- 21/01 (19h): Ep 01 | Qual cidade imaginária você quer habitar?
- 28/01 (19h): Ep 02 | Bloco do Bigode
- 04/02 (19h): Ep 03 | Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo
- 11/02 (19h): Ep 04 | Bloco Alforriado Matias