Bloco Havayanas Usadas celebra 10 anos de folia com o tema ‘Brasil de Pé'

Com direção de Di Souza, um dos blocos mais emblemáticos de Belo Horizonte promete desfile histórico focado na força da coletividade e na cultura popular

Imagens do Havayanas Usadas nesta segunda (12)

O azul e amarelo da Bateria Chinelada já está aquecendo os tambores para tomar conta do asfalto de Belo Horizonte. O bloco Havayanas Usadas transformou as manhãs de segunda-feira de Carnaval em um mar de gente e agora celebra uma década de história. Para marcar a data, o grupo anuncia o tema “Brasil de Pé", reafirmando a folia como um espaço de resistência, encontro e identidade nacional.

Desde sua estreia oficial em 2017, quando surpreendeu ao atrair 50 mil foliões logo no primeiro desfile, o Havayanas se consolidou como um pilar da revitalização do Carnaval de rua mineiro. Sob a direção artística de Di Souza e assistência de Vi Coelho, o cortejo deste ano propõe uma imersão na pluralidade brasileira, unindo o axé retrô dos anos 80 e 90 a reflexões profundas sobre o futuro do país.

A alegria como posicionamento

O tema “Brasil de Pé" é um convite à dança unido a um manifesto. O bloco busca inspiração em filosofias como o Ubuntu (“Eu sou porque nós somos”) e o conceito de Sankofa, que ensina a importância de olhar para o passado para construir o futuro.

“Celebrar 10 anos com o tema Brasil de Pé é dizer que seguimos juntos, firmes, diversos e em movimento”, afirma a organização do bloco.

A proposta é celebrar o Brasil real: o do futebol de várzea, das rezas, das danças populares e do “paranauê". Para os organizadores, ocupar a cidade com afeto é uma forma de defender um país vivo e democrático.

Sustentabilidade na avenida

Para além da música, o Havayanas Usadas integra ações de reciclagem e incentivo ao consumo consciente, tratando o cuidado com o espaço público como uma extensão da festa.

Como manda a tradição, o suspense também faz parte do espetáculo. Após receber a icônica Sandra de Sá em 2025, o bloco guarda a sete chaves o nome da participação especial que subirá ao trio em 2026 para o desfile de 10 anos.

Para quem não aguenta esperar até a segunda-feira de Carnaval, o bloco promove uma série de ensaios abertos no Mister Rock, entre janeiro e fevereiro, fortalecendo o laço com os ritmistas e o público fiel.

Serviço: Havayanas Usadas – Carnaval 2026

  • Desfile: Segunda-feira, 16 de fevereiro
  • Concentração: 10h, na Av. dos Andradas, 3700 – Bairro Pompéia
  • Ensaios abertos: 12, 19 e 26 de janeiro; 02 e 09 de fevereiro, às 19h30, no Mister Rock (Av. Teresa Cristina, 295 – Prado)
Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...