O Bloco Juventude Bronzeada leva às ruas de Belo Horizonte, no Carnaval de 2026, uma batucada forte com clássicos do axé dos anos 1990, aliada a uma proposta política e irreverente.
O fundador do bloco, Rodrigo Magalhães, conhecido como Boi, explica o tema escolhido para este ano. “O tema que a gente escolheu é ‘As coisas boas são de graça’”, afirmou.
Segundo ele, a inspiração veio da mobilização pelo transporte público gratuito, o chamado “Busão 0800”.
Leia também:
As Charangueiras: bloco de mães celebra 12 anos com tributo ao ‘Feminejo’ ‘Ressuscitar as alegrias': Bloco Fúnebre fecha patrocínio com plano funerário
“A gente quis extrapolar isso em duas vertentes. A primeira é pensar na importância dos serviços públicos gratuitos: SUS, vacinação, limpeza urbana, tudo isso que às vezes a gente esquece o quanto é importante pra sociedade funcionar”, explicou.
A segunda vertente é mais subjetiva. “É sobre as amizades, os encontros, as afetividades, os momentos que a gente compartilha e que são de graça mesmo”, disse.
Com o tema, o bloco também incentiva fantasias criativas e coloridas. “A ideia é ir de Zé Gotinha ou de amor, paixão… é bem amplo. O importante é ser colorido e ficar à vontade, se vestir da maneira que se sentir melhor”, destacou.
O Juventude Bronzeada desfila na terça-feira de Carnaval, a partir das 9h, na Avenida Assis Chateaubriand, local tradicional do bloco.
O Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Até o momento, 225 blocos estão confirmados no pré-Carnaval da capital.