Com Elba, Alceu e Geraldo Azevedo, Recife encerra seu 1º Carnaval como manifestação da cultura nacional

Reconhecimento busca garantir a preservação de expressões tradicionais

Com Elba, Alceu e Geraldo Azevedo, Recife encerra seu primeiro Carnaval como manifestação da cultura nacional

Com shows de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença no palco do Marco Zero, a capital pernambucana encerra, nesta terça-feira (17), o primeiro Carnaval celebrado sob o reconhecimento oficial como manifestação da cultura nacional. A programação privilegia artistas que ajudaram a construir a identidade musical do estado.

Em 2026, a folia é sob a vigência da Lei n.º 15.137/2025, que reconhece oficialmente o Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional. A proposta é de autoria da senadora Teresa Leitão (PT) e foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio de 2025.

O reconhecimento busca garantir a preservação de expressões tradicionais como o frevo, o maracatu e os blocos líricos, símbolos da identidade cultural do estado.

Entre o público, o sentimento é de celebração e pertencimento. A cantora Lorena Florentino, do Ceará, esteve junto à multidão no último dia de festa.

Leia mais:

“Eu digo que o meu coração é metade cearense e metade pernambucano. A nossa região é rica em cultura. Então, celebrar Pernambuco é celebrar o Ceará, o Piauí, Sergipe, o Nordeste inteiro. Hoje é dia de comemorar quem somos, nossa essência e nossos artistas regionais”, afirmou.

A empresária Andréia Fernandes, que saiu do interior do estado para acompanhar a programação, também ressaltou o orgulho de participar de uma edição histórica, marcada pelo reconhecimento nacional da folia pernambucana.

“Pernambuco é rico em cultura. Então hoje é dia de comemorar quem somos, nossa essência e nossos artistas regionais”, concluiu.

Após as apresentações de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença, o Marco Zero receberá o Arrastão do Frevo, que seguirá até as 4h da manhã da Quarta-feira de Cinzas (18).

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...