Em homenagem a BH, Acadêmicos de Venda Nova conta ‘história esquecida’ da capital mineira

Enredo foi construído pelo carnavalesco Marco Aurélio. A agremiação Acadêmicos de Venda Nova foi fundada em 2004

Acadêmicos de Venda Nova homenageou Belo Horizonte e a própria regional

Fundada em 2004, agremiação trouxe figuras icônicas, manifestações culturais e locais emblemáticos da capital mineira para a Avenida dos Andradas nesta terça-feira (17)

A Acadêmicos de Venda Nova homenageou Belo Horizonte e a própria regional onde a agremiação surgiu no desfile das escolas de samba na Avenida dos Andradas, no hipercentro de Belo Horizonte, nesta terça-feira (17).

Durante o cortejo, a agremiação coloriu a avenida de azul e rosa. Com o samba enredo “Belo Horizonte e Venda Nova”, a escola revisitou lugares icônicos da capital mineira e da regional, além de manifestações culturais e personagens emblemáticos.

Cena boêmia da capital, igrejas, blocos caricatos e ruas tradicionais ajudam a contar uma história praticamente escondida da capital mineira. Para o músico da agremiação Mauro Bahia, de 71 anos, revisitar essa história é de grande importância para as novas gerações.

“Essa geração que não conheceu o Belo Horizonte antigo, pra saber disso… o BH de ontem, que era romântico, era nostálgico, mas com muita alegria”, disse à Itatiaia. De acordo com Mauro Bahia, um dos momentos mais emocionantes do cortejo foi a passagem do rei e da rainha da Congada.

“Eu sou muito chorão. Quando eu vi o rei e a rainha da Congada passando, realmente eu já não seguro lágrima de jeito nenhum, porque lágrima eu não economizo. Mas me emocionou muito porque eu me lembrei da minha infância, da bandeira do divino. Realmente me contagie e me faz voltar ao passado em pleno presente”, afirmou o músico.

O enredo foi construído pelo carnavalesco Marco Aurélio. A agremiação Acadêmicos de Venda Nova foi fundada em 2004.

Além da Acadêmicos de Venda Nova, Mocidade Verde e Rosa, Imperavi de Ouros, Estrela do Vale, Canto da Alvorada, Imperatriz de Venda Nova, Cidade Jardim e Triunfo Barroco também passam pela avenida nesta terça-feira (17).

Leia também

Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo

Ouvindo...