Ouvindo...

Times

Carnaval BH 2024: conheça os sambas-enredo dos blocos caricatos que desfilaram na Afonso Pena

Manifestação espontânea e original de BH, blocos caricatos trazem samba e beleza para passarela do samba mineira

Surgidos na segunda metade da década de 1940, os blocos caricatos são uma manifestação típica da cultura de Belo Horizonte. Os primeiros operários da cidade queriam poder aproveitar a festa que tomava conta do país e começaram assim, de maneira espontânea, em bairros e aglomerados, a desfilar sambas enredo que contavam as histórias e dificuldades enfrentadas. Tem por característica não usar alegorias e ter a bateria em um carro, apesar disso, com a influência das escolas de samba, algumas agremiações começaram a usar alguns carros e alegorias.

Na noite desta segunda-feira (12), sete blocos caricatos desfilam na avenida Afonso Pena, a passarela do samba mineira. A noite começou com a apresentação do bloco Mulatos do Samba, fundado em 2000 pelo atual presidente, Roberto Martins de Oliveira, o Betô. Em 2024 trazem para a avenida o samba enredo ‘Um sonho de liberdade, a conquista de uma raça’, falando da história pouco contada sobre o 13 de maio de 1888, quando houve a abolição da escravidão, a felicidade e a celebração da escravidão e o nascimento da luta contra o racismo.

Surgido em 2006 na Vila São Francisco das Chagas, o Por Acaso trouxe para a avenida a saudade das brincadeiras de criança, como o peão, o carrinho de rolimã e a pelada de bolinha de gude, com o samba enredo ‘Brincadeiras Antigas de Criança’.

Terceiro a desfilar, o Estivadores do Havaí são os atuais campeões entre os blocos caricatos. e trouxeram para a passarela do samba uma homenagem a África com a beleza exuberante, as manifestações culturais ricas e a ancestralidade religiosa.

Já os vice-campeões, o Bacharéis do Samba fez uma ode à música com o samba enredo ‘Do vinil ao digital, uma aventura municipal’. De 2002 até 2013 sempre conquistaram troféus de 1º, 2º ou 3º lugar e foram campeões em 2007, 2008, 2018, 2019, 2020. No último carnaval, em 2023, o bloco conquistou o vice-campeonato.

Leia também

O Bloco Caricato Unidos da Zona Norte foi fundado em 2015, tendo como padroeiro São Jorge, as cores vermelha e branca e a águia como símbolo. Em 2024 homenagearam a mineira Clara Nunes com o samba enredo ‘Do canto de um sabiá, a claridade de um ser de luz’.

O Aflitos do Anchieta é o segundo bloco caricato mais antigo de Belo Horizonte, surgido em 1965, em 2024 homenagearam o Nordeste e os nordestinos com o tema ‘Quanto mais Nordestino eu sou com os Aflitos eu vou’.

O bloco caricato mais antigo em atividade em Belo Horizonte é o Corsários do Samba, são o único bloco que nunca deixou de desfilar, mesmo quando o carnaval ficou paralisado em 1990. Em 2024 trouxeram para a avenida o samba enredo ‘A linda arte de recomeçar’.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, é repórter da Itatiaia desde abril de 2023, na equipe de redes sociais. Já passou pela redação do jornal Estado de Minas, tem experiência principalmente em vídeos, podcasts e reportagens multimídia.
Leia mais