Surgidos na segunda metade da década de 1940, os blocos caricatos são uma manifestação típica da cultura de Belo Horizonte. Os primeiros operários da cidade queriam poder aproveitar a festa que tomava conta do país e começaram assim, de maneira espontânea, em bairros e aglomerados, a desfilar sambas enredo que contavam as histórias e dificuldades enfrentadas. Tem por característica não usar alegorias e ter a bateria em um carro, apesar disso, com a influência das escolas de samba, algumas agremiações começaram a usar alguns carros e alegorias.
Na noite desta segunda-feira (12), sete blocos caricatos desfilam na avenida Afonso Pena, a passarela do samba mineira. A noite começou com a apresentação do bloco Mulatos do Samba, fundado em 2000 pelo atual presidente, Roberto Martins de Oliveira, o Betô. Em 2024 trazem para a avenida o samba enredo ‘Um sonho de liberdade, a conquista de uma raça’, falando da história pouco contada sobre o 13 de maio de 1888, quando houve a abolição da escravidão, a felicidade e a celebração da escravidão e o nascimento da luta contra o racismo.
Surgido em 2006 na Vila São Francisco das Chagas, o Por Acaso trouxe para a avenida a saudade das brincadeiras de criança, como o peão, o carrinho de rolimã e a pelada de bolinha de gude, com o samba enredo ‘Brincadeiras Antigas de Criança’.
Terceiro a desfilar, o Estivadores do Havaí são os atuais campeões entre os blocos caricatos. e trouxeram para a passarela do samba uma homenagem a África com a beleza exuberante, as manifestações culturais ricas e a ancestralidade religiosa.
Já os vice-campeões, o Bacharéis do Samba fez uma ode à música com o samba enredo ‘Do vinil ao digital, uma aventura municipal’. De 2002 até 2013 sempre conquistaram troféus de 1º, 2º ou 3º lugar e foram campeões em 2007, 2008, 2018, 2019, 2020. No último carnaval, em 2023, o bloco conquistou o vice-campeonato.
O Bloco Caricato Unidos da Zona Norte foi fundado em 2015, tendo como padroeiro São Jorge, as cores vermelha e branca e a águia como símbolo. Em 2024 homenagearam a mineira Clara Nunes com o samba enredo ‘Do canto de um sabiá, a claridade de um ser de luz’.
O Aflitos do Anchieta é o segundo bloco caricato mais antigo de Belo Horizonte, surgido em 1965, em 2024 homenagearam o Nordeste e os nordestinos com o tema ‘Quanto mais Nordestino eu sou com os Aflitos eu vou’.
O bloco caricato mais antigo em atividade em Belo Horizonte é o Corsários do Samba, são o único bloco que nunca deixou de desfilar, mesmo quando o carnaval ficou paralisado em 1990. Em 2024 trouxeram para a avenida o samba enredo ‘A linda arte de recomeçar’.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.