Ouvindo...

Vídeo: empresário é preso após tentar fugir de lancha em operação contra o PCC

Rafael Renard Gineste foi capturado pela PF em Bombinhas, litoral norte de Santa Catarina; Facção usava importação irregular de metanol, postos adulterados e fintechs para lavar dinheiro;

Empresário é preso após tentar fugir de lancha em operação contra o PCC

O empresário Rafael Renard Gineste, um dos alvos da megaoperação contra o PCC, na última sexta (29), foi preso após tentar fugir de lancha em Bombinhas, no litoral de Santa Catarina.

Rafael é sócio administrador da F2 Holding Investimentos, no Paraná. Ele não havia sido localizado em um condomínio de luxo em Curitiba e acabou preso junto com uma mulher em Santa Catarina.

Nas imagens é possível ver o momento em que o suspeito é rendido por policiais federais. A prisão aconteceu na última quinta-feira (28).

Confira o vídeo

Outros oito suspeitos seguem foragidos e foram incluídos na lista de difusão vermelha da Interpol.

O esquema

Três grandes operações deflagradas na quinta-feira (28) revelaram um esquema bilionário comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis. A ação mobilizou cerca de 1.400 agentes e cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Segundo as autoridades, o grupo teria sonegado mais de R$ 7,6 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais. Ao todo, mais de 350 alvos — entre pessoas físicas e jurídicas — são suspeitos de crimes contra a ordem econômica, adulteração de combustíveis, crimes ambientais, lavagem de dinheiro, fraude fiscal e estelionato.

*Sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas