Nesta quarta-feira (4), a previsão do tempo indica céu nublado, com chuva a qualquer hora do dia e rajadas de vento ocasionais em Belo Horizonte.
De acordo com a Defesa Civil, a partir da tarde, as pancadas podem vir acompanhadas de raios. Há alerta para chuva forte, com acumulado significativo em curto período.
Nas últimas 12 horas, até 5h, o volume de chuva já ultrapassou 20% do esperado para todo o mês em algumas regiões da capital. No Barreiro, foram registrados 37,2 mm, o equivalente a 20,9% da média mensal.
Na Centro-Sul, o acumulado chegou a 38,5 mm (21,7%), enquanto na Leste o volume foi ainda maior, com 51,6 mm, representando 29,0% do total previsto para o mês.
Por causa do grande volume de chuva, Belo Horizonte está sob alerta de risco de deslizamentos. Segundo a Defesa Civil, o risco é máximo nas regiões Centro-Sul, Leste e Barreiro, onde o solo já está encharcado.
A temperatura mínima registrada foi de 18,9 °C, e a máxima pode chegar a 28 °C.
Em Minas
No estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta deve ser marcada pela atuação de áreas de instabilidade em todo o estado, com condições para chuva fraca e contínua ao longo do dia, além de tempestades no fim da tarde e à noite.
Essas instabilidades podem vir acompanhadas de rajadas de vento,
As temperaturas ficam mais amenas, mas a alta umidade do ar pode provocar sensação de abafamento, especialmente nos períodos de pequenas aberturas de sol. A previsão indica que esse cenário de instabilidade deve persistir ao menos até sexta-feira (6).