Treze suspeitos foram presos nesta quarta-feria (4), em mais uma fase da operação “Contenção”, realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Conforme a PC, o objetivo é conter o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho (CV). A operação aconteceu na comunidade Vai Quem Quer, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Ao todo 40 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão foram emitidos. Segundo as investigações, o tráfico de drogas da comunidade é chefiado por Rodolfo Manhães Viana, conhecido como “Rato”, que, mesmo custodiado em um presídio federal, continuaria dando ordens de dentro da prisão.
De acordo com a polícia, parte dos alvos da operação tem envolvimento em um ataque à 60ª DP, em Campos Elíseos, em fevereiro de 2025. Na ocasião, cerca de dez criminosos cercaram a unidade policial e atiraram contra a delegacia na tentativa de resgatar Rato. A ação foi frustrada, mas dois policiais ficaram feridos.
Vídeo: Operação Contenção prende 13 do Comando Vermelho em Duque de Caxias, no RJ
— Itatiaia (@itatiaia) February 4, 2026
Clique e leia mais 👇 pic.twitter.com/YPdl6jwTFR
Durante a apuração, os agentes identificaram que os investigados não apenas integravam o tráfico local, como também praticavam crimes para proteger comparsas envolvidos no ataque à distrital. Os suspeitos exerciam funções estratégicas para sustentar a facção, atuando na logística criminosa e no financiamento de ações armadas.
Um dos principais pontos da investigação foi a comprovação da existência de uma “caixinha” do tráfico, abastecida por lideranças locais, destinada a custear despesas de criminosos presos, além da aquisição de armamentos, compra de drogas e manutenção da estrutura da organização criminosa.
Segundo o governo, a operação “Contenção” tem o objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da facção, além de prender traficantes que atuam na região.
Desde o início da operação, em outubro do ano passado, mais de 300 criminosos foram presos e outros 136 morreram em confrontos. A maioria das mortes ocorreu em uma única ação, realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio, em 28 de outubro, primeiro dia da “Contenção”, quando 121 pessoas morreram, 117 suspeitos e quatro policiais.
Ao longo das ações, a polícia apreendeu 465 armas, sendo 189 fuzis, além de mais de 50 mil munições. Também foi solicitado o bloqueio de cerca de R$ 12 bilhões em bens e valores ligados à facção.