Saiba qual é a marca de leite condensado interditada pela Anvisa

A medida foi tomada após laudos laboratoriais apontarem a presença excessiva da bactéria Staphylococcus aureus

A medida é válida apenas para o lote 183/3 B do produto

O lote 183/3 B do leite condensado semidesnatado La Vaquita, da empresa Apti Alimentos Ltda sofreu um interdição cautelar por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a agência, a interdição ocorreu após o produto ser reprovado no teste microbiológico Estafilococos Coagulase Positiva (ECP). O procedimento apontou a presença da bactéria Staphylococcus aureus, microrganismo que pode desencadear quadros de intoxicação alimentar e outras complicações de saúde.

Vale lembrar que, ainda segundo o governo federal, a a interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária que tem o objetivo de proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso.

Desse modo, o produto não deve ser consumido ou comercializado até que seja comprovada a sua segurança.

A Anvisa orienta que profissionais de saúde ou pacientes que identificarem os lotes citados podem comunicar o fato à Agência, pelos Canais de Atendimento, ou à Vigilância Sanitária local, por meio dos canais disponíveis para consulta no portal da Anvisa.

O que diz a marca?

Em nota, a empresa Apti Alimentos afirmou que o produto em questão não faz parte de seu portfólio oficial e que teria sido associado à fabricante de forma equivocada. O espaço permanece aberto para novos esclarecimentos das partes envolvidas.

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.

Ouvindo...