Um caso suspeito de intoxicação por metanol foi registrado em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) nesse sábado (4). O paciente segue em acompanhamento médico e exames laboratoriais vão indicar se a suspeita será confirmada ou descartada.
As autoridades de saúde alertam que a população deve evitar bebidas de procedência duvidosa e denunciar irregularidades pelo canal 1746.
Leia também:
Casos no Brasil
O Ministério da Saúde informou que já recebeu 195 notificações de intoxicação por metanol no país. A atualização foi divulgada na manhã deste domingo (5) e mantém os mesmos números registrados no sábado (4).
Segundo os dados encaminhados pelos estados, 14 casos foram confirmados e outros 181 ainda estão em investigação. A maior parte das ocorrências está em São Paulo, que concentra 162 notificações — sendo 14 confirmadas e 148 em análise.
Rio Grande do Sul e Piauí também registraram os primeiros casos suspeitos.
Até agora, houve 13 mortes notificadas. Uma delas foi confirmada em São Paulo e outras 12 seguem em investigação: sete também em território paulista, três em Pernambuco, uma na Bahia e uma no Mato Grosso do Sul.
As informações foram consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS), ligado ao Ministério.
Minas descarta suspeito
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que descartou um caso suspeito de intoxicação por metanol notificado em Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce.
A nota foi emitida na noite de sábado (4). Com isso, não há casos confirmados nem em investigação em Minas Gerais até o momento.