Ouvindo...

Tornado no Paraná: Defesa Civil orienta suspensão temporária de doações

Segundo o órgão, neste momento o foco é o atendimento emergencial às vítimas

Cidades vizinhas prestaram ajuda às vítimas em Rio Bonito do Iguaçu

A Defesa Civil do Paraná divulgou, neste sábado (8), um comunicado recomendando que pessoas e instituições aguardem antes de enviar doações para Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais atingida pelo tornado que devastou a região Centro-Sul do estado.

Segundo o órgão, neste momento o foco é o atendimento emergencial às vítimas. A orientação foi compartilhada no perfil oficial do governo do Paraná no Instagram.

A Defesa Civil informou ainda que, em breve, serão divulgadas, em parceria com a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, as principais necessidades da população e os pontos adequados para a entrega das doações.

Leia também

Tornado no Paraná

O tornado que atingiu cidades do Paraná na noite dessa sexta-feira (7) deixou seis mortos e mais de 750 feridos, até agora, segundo o governo estadual.

As vítimas são uma adolescente de 14 anos, uma mulher de 47 anos e quatro homens, com idades entre 49 e 83 anos.

Imagens aéreas feitas por drone mostram ruas cobertas de destroços, casas demolidas e estruturas completamente destruídas em Rio Bonito do Iguaçu. O município amanheceu praticamente irreconhecível após a passagem do fenômeno.

Na manhã deste sábado (8), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. O decreto permite acelerar o envio de recursos e o atendimento emergencial às famílias.

O governo federal também anunciou o envio de ajuda humanitária. Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, equipes já estão mobilizadas para prestar socorro aos municípios atingidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o envio de uma comitiva ao interior do Paraná, formada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.