Ouvindo...

Chuva e ventos fortes derrubam mais de 40 árvores e causam alagamento no Rio de Janeiro

Ventos fortes é consequência da atuação de um ciclone extratropical no Sul do país

Foram registrados seis pontos de alagamento no RJ

O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil tem afetado outras regiões do país. Além de provocar a formação de um tornado no Paraná, que resultou em seis mortes e mais de 750 feridos, ventos fortes causaram a queda de 41 árvores no Rio de Janeiro.

A maior parte das ocorrências aconteceu no Alto da Boa Vista, na Zona Norte da capital fluminense, com sete registros de quedas, e em Copacabana, na Zona Sul, com cinco. Cidades do Rio de Janeiro também enfrentaram rajadas de vento e chuva.

Além dos locais, ocorrências foram registradas nos bairros Jacarepaguá (3), Lagoa (3), São Conrado (3), Curicica (2), Barra da Tijuca (1), Bangu (1), Ipanema (1), Recreio (1), Botafogo (1), Leblon (1), Pavuna (1), entre outros.

O governo do estado informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado para cerca de 70 ocorrências relacionadas a chuva e ao vento forte, a maioria envolvendo quedas de árvores.

Até o início da tarde, não havia registro de nenhuma ocorrência grave ou de vítimas. Além da queda de árvores, seis pontos de alagamento foram registrados no decorrer do dia, de acordo com a Agência Brasil.

Vento forte e chuva no RJ

Várias cidades do Rio de Janeiro, entre elas Arraial do Cabo, Paraty e Saquarema, enfrentaram uma onda de ventos fortes na manhã deste sábado (8), também em consequência do ciclone extratropical que atua na região Sul do Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas rajadas de vento em Arraial do Cabo (96 km/h), no Pico do Couto (92 km/h), em Paraty (80 km/h), na cidade do Rio de Janeiro, próximo ao Forte de Copacabana (72 km/h), e em Saquarema (70 km/h).

No Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, localizado na Zona Norte da capital fluminense, a estação meteorológica registrou rajada de vento de 78 km/h logo no início da manhã, pouco depois das 6h.

Nas regiões citadas, o vento veio acompanhado de chuva e baixa nos termômetros. Também foi registrado chuva em toda a cidade, até o fim da manhã deste sábado.

Os acumulados foram de 25 mm no Jardim Botânico, 23 mm na Barra, 21 mm em Mendanha, Santa Cruz e Alto da Boa Vista e 20 mm no Grajaú e Rocinha, segundo informações do MetSul.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.