Ouvindo...

Tornado no Paraná: saiba quem é adolescente de 14 anos morta na tragédia

Além da jovem, outras cinco pessoas morreram e mais de 430 ficaram feridas

Não se sabe como nem por quem ela foi socorrida

Uma adolescente de 14 anos está entre as vítimas do tornado que atingiu o Paraná nessa sexta-feira (7). Julia Kwapis estava na casa de uma amiga em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais impactada pelo fenômeno, quando foi arrastada pelas rajadas de vento.

Ela foi levada ao Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, com ferimentos. Segundo o g1, não se sabe como nem por quem ela foi socorrida.

Leia também

Em entrevista à Globo, a mãe dela disse que a família não teve notícias de Julia de sexta (7) até a madrugada de sábado (8). Pela manhã, ela soube que a adolescente estava no hospital da cidade ao lado.

“A princípio, o que a gente soube é que ela foi jogada, ela foi arrastada. Ela chegou aqui em um grau muito difícil. Um grau quatro de sobrevivência. Ela está muito machucada”, disse a mãe. A mulher disse que Julia receberia a Crisma neste sábado (8). A família planejava um churrasco para celebrar.

Tornado mata seis e deixa mais de 430 feridos no Paraná

Além de Julia Kwapis, outras cinco pessoas morreram, mas não tiveram suas identidades reveladas. O número de feridos ultrapassa 430. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as mortes ocorreram em Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu, que ficou cerca de 90% destruída.

A Defesa Civil informou que a cidade foi atingida por uma tempestade provocada por um tornado formado dentro de uma supercélula. O fenômeno foi classificado como EF3, com ventos entre 180 km/h.

O órgão já enviou para a cidade 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões, 220 kits de higiene pessoal, 104 kits de limpeza e 54 bobinas de lona. Desde o início de novembro, várias cidades do Paraná enfrentam chuvas fortes, vendavais e granizo.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.