Ouvindo...

Tornado no Paraná: prova do Enem é suspensa em Rio Bonito do Iguaçu

Medida veio depois que 90% da cidade ficou destruída com a passagem do tornado

Imagens aéreas mostram o estrago deixado pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceria neste domingo (9), foi suspensa em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, depois que um tornado atingiu a cidade. Os alunos que fariam a prova terão direito à reaplicação.

A nova data da prova será definida depois de uma avaliação técnica das condições locais, informou a Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A medida segue o protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

Leia também

Além das condições climáticas instáveis, as escolas estaduais da cidade sofreram estragos. As duas instituições do município, onde as provas seriam aplicadas, foram destruídas e devem passar por vistoria.

O Enem é aplicado em todo o Brasil nos dias 9 e 16 de novembro. Os portões das escolas abrem ao meio dia e fecham às 13h, com início das provas marcado para 13h30.

Rio Bonito do Iguaçu está 90% destruída

De acordo com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), cerca de 90% das casas e comércios do município foram destruídos. Ele decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu neste sábado (8). O tornado deixou seis mortos e mais de 600 feridos.

Segundo a Defesa Civil, a cidade foi atingida por uma tempestade provocada por um tornado formado dentro de uma supercélula. O fenômeno foi classificado como F2, com ventos entre 180 km/h.

Na cidade, foi montado um hospital de campanha para atender as vítimas do tornado. A Defesa Civil Estadual já enviou para a cidade 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões, 220 kits de higiene pessoal, 104 kits de limpeza e 54 bobinas de lona.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.