Cidades brasileiras e autoridades estão prestando solidariedade às vitimas do
Durante cobertura da Itatiaia no local, o
“Foi uma devastação geral aqui em Rio Bonito do Iguaçu. Os moradores agora estão contando com a ajuda de outras cidades do estado, está vindo um reforço de bombeiros, donativos chegando a todo momento”, relatou.
Após as chuvas, fez calor na cidade do Centro-Sul do Paraná e os moradores foram surpreendidos com um carro de sorvete.
“Está muito quente aqui. Está passando um pessoal dando sorvete para o pessoal. É uma maneira de tentar amenizar um pouco, né? Tentar dar um carinho para quem tanto está precisando nesse momento”, contou ele.
Ajuda do governo federal
Além do apoio da população, o
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que as equipes federais já estão mobilizadas para prestar apoio imediato aos municípios.
“Sob a orientação do presidente Lula e em articulação com a ministra Gleisi Hoffmann, estamos tratando dos planos de ajuda humanitária, do envio de equipes e do apoio às ações de reconstrução”, disse o ministro em publicação na plataforma X.
O governador Ratinho Junior (PSD) também determinou o envio de 50 bombeiros e várias ambulâncias para a região, além da mobilização de equipes de salvamento e atendimento emergencial.
Tornado no Paraná
O tornado que atingiu cidades do Paraná na noite dessa sexta-feira (7) deixou seis mortos e mais de 750 feridos, até agora, segundo o governo estadual.
Imagens aéreas feitas por drone
O tornado foi classificado como EF3 pelo governo do Paraná, nível que indica ventos entre 218 e 266 km/h e potencial de destruição severa.