Ouvindo...

Sociedade se mobiliza e envia ajuda a atingidos por tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foi a cidade mais afetada pelo tornado que deixou seis mortos e mais de 750 feridos

Cidades vizinhas prestaram ajuda às vitimas do tornado

Cidades brasileiras e autoridades estão prestando solidariedade às vitimas do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, no Paraná. Neste sábado (8), moradores receberam comida, água e mantimentos.

Durante cobertura da Itatiaia no local, o repórter Willian Batista esclareceu que o tornado destruiu a maioria da cidade e a população tem se mobilizado para ajudar uns aos outros.

“Foi uma devastação geral aqui em Rio Bonito do Iguaçu. Os moradores agora estão contando com a ajuda de outras cidades do estado, está vindo um reforço de bombeiros, donativos chegando a todo momento”, relatou.

Após as chuvas, fez calor na cidade do Centro-Sul do Paraná e os moradores foram surpreendidos com um carro de sorvete.

“Está muito quente aqui. Está passando um pessoal dando sorvete para o pessoal. É uma maneira de tentar amenizar um pouco, né? Tentar dar um carinho para quem tanto está precisando nesse momento”, contou ele.

Ajuda do governo federal

Além do apoio da população, o governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária às cidades atingidas pelo tornado.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que as equipes federais já estão mobilizadas para prestar apoio imediato aos municípios.

“Sob a orientação do presidente Lula e em articulação com a ministra Gleisi Hoffmann, estamos tratando dos planos de ajuda humanitária, do envio de equipes e do apoio às ações de reconstrução”, disse o ministro em publicação na plataforma X.

O governador Ratinho Junior (PSD) também determinou o envio de 50 bombeiros e várias ambulâncias para a região, além da mobilização de equipes de salvamento e atendimento emergencial.

Tornado no Paraná

O tornado que atingiu cidades do Paraná na noite dessa sexta-feira (7) deixou seis mortos e mais de 750 feridos, até agora, segundo o governo estadual.

Imagens aéreas feitas por drone mostram ruas cobertas de destroços, casas demolidas e estruturas completamente destruídas em Rio Bonito do Iguaçu. O município amanheceu praticamente irreconhecível após a passagem do fenômeno.

O tornado foi classificado como EF3 pelo governo do Paraná, nível que indica ventos entre 218 e 266 km/h e potencial de destruição severa.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.