Imagens aéreas feitas por drone mostram a destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná,
Os vídeos registram ruas cobertas de destroços, casas demolidas e estruturas totalmente arrasadas. Segundo o governo do Paraná,
Ciclone extratropical causou tornado no Paraná e temporais no Sudeste; veja explicação Ciclone que causou tornado no Paraná pode chegar a Minas? Meteorologista explica
O governador Ratinho Junior (PSD) decretou estado de calamidade pública e acompanha as ações da Defesa Civil, que enviou 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas e centenas de kits de higiene e abrigo à população. A orientação do
“Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, afirmou Ratinho Junior.
Ainda neste sábado (8), o governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária às cidades paranaenses atingidas.
Destruição no Paraná
O tornado que devastou cidades do Paraná e
De acordo com Ratinho Junior, o Hospital de Laranjeiras do Sul recebeu mais de 200 feridos nas primeiras horas após o tornado. Ambulâncias e viaturas do Samu foram enviadas de Cascavel, Guarapuava, Curitiba, Londrina e Maringá para auxiliar no socorro e transporte das vítimas.
O governador destacou que o fenômeno foi um dos mais fortes já registrados no Paraná. Além de Rio Bonito do Iguaçu, os municípios de Candói e Entre Rios (distrito de Guarapuava) também registraram grande destruição. Em Londrina, segundo ele, houve chuvas fortes, mas sem vítimas.
Tornado causa destruição em cidade do Paraná
Ratinho Junior disse ainda que o governo enviou equipamentos e combustível para ajudar as prefeituras locais nos trabalhos de limpeza e recuperação das áreas atingidas.
“Agora é o momento de solidariedade e reconstrução. Vamos dar todo o amparo necessário às famílias atingidas”, afirmou o governador.