Ouvindo...

Drone mostra destruição causada por tornado que devastou cidade no Paraná

Imagens aéreas revelam que 90% de Rio Bonito do Iguaçu foi destruída; seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas

Imagens aéreas feitas por drone mostram a destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, após a cidade ser atingida por um tornado na noite dessa sexta-feira (7). O município amanheceu praticamente devastado, com cerca de 90% das residências e dos prédios comerciais destruídos.

Os vídeos registram ruas cobertas de destroços, casas demolidas e estruturas totalmente arrasadas. Segundo o governo do Paraná, seis pessoas morreram, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Mais de 750 pessoas foram atendidas em hospitais da região, e 53 bombeiros atuam no resgate e no apoio às vítimas.

O governador Ratinho Junior (PSD) decretou estado de calamidade pública e acompanha as ações da Defesa Civil, que enviou 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas e centenas de kits de higiene e abrigo à população. A orientação do governo é que doações não sejam enviadas diretamente à cidade neste momento, até o encerramento da fase emergencial.

“Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, afirmou Ratinho Junior.

Ainda neste sábado (8), o governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária às cidades paranaenses atingidas.

Destruição no Paraná

O tornado que devastou cidades do Paraná e deixou seis mortos teve ventos de até 250 km/h, segundo o governador Ratinho Junior (PSD). Em entrevista coletiva o governador informou que uma força-tarefa foi montada para atender às vítimas e avaliar os estragos provocados pelo fenômeno que atingiu o estado.

De acordo com Ratinho Junior, o Hospital de Laranjeiras do Sul recebeu mais de 200 feridos nas primeiras horas após o tornado. Ambulâncias e viaturas do Samu foram enviadas de Cascavel, Guarapuava, Curitiba, Londrina e Maringá para auxiliar no socorro e transporte das vítimas.

O governador destacou que o fenômeno foi um dos mais fortes já registrados no Paraná. Além de Rio Bonito do Iguaçu, os municípios de Candói e Entre Rios (distrito de Guarapuava) também registraram grande destruição. Em Londrina, segundo ele, houve chuvas fortes, mas sem vítimas.

Tornado causa destruição em cidade do Paraná

Ratinho Junior disse ainda que o governo enviou equipamentos e combustível para ajudar as prefeituras locais nos trabalhos de limpeza e recuperação das áreas atingidas.

“Agora é o momento de solidariedade e reconstrução. Vamos dar todo o amparo necessário às famílias atingidas”, afirmou o governador.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.