A Defesa Civil do Estado de São Paulo montou, neste sábado (8), um gabinete de emergência no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, por causa da previsão de ventos fortes e chuvas intensas provocadas pela passagem de um ciclone extratropical.
O gabinete terá a participação do Corpo de Bombeiros, de secretarias estaduais e das concessionárias de energia elétrica, com o objetivo de agilizar o monitoramento em tempo real e o restabelecimento de serviços essenciais em caso de danos.
A
Leia também:
Tornado mata cinco e deixa mais de 400 feridos no Paraná Após mortes no Paraná, Brasil tem alerta de tempestade para 16 estados e o DF; veja Previsão do tempo: BH segue em alerta para fortes pancadas de chuva neste sábado
Entre meia-noite deste sábado (8) e às 7h20, os Bombeiros receberam 24 chamados para quedas de árvores e três para desabamentos. Não há, porém, informações de vítimas. Até agora, as maiores rajadas de ventos ocorreram em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (109 km/h), Ourinhos (93 km/h) e na capital paulista (80 km/h).
Orientações
A Defesa Civil orienta a evitar transitar durante a chuva. Abrigue-se em uma edificação, como um comércio, estações de trem, metrô e terminais de ônibus. No trânsito, diminua a velocidade e não atravesse áreas alagadas com enxurradas. Evite parar ao lado de árvores e estruturas metálicas frágeis.
Árvores podem cair sobre a rede elétrica. Caso se depare com fio elétrico caído no chão, não se aproxime em hipótese nenhuma. Se estiver dentro do automóvel, não saia e não toque nas partes metálicas do veículo. Ligue para a Defesa Civil 199 ou Corpo de Bombeiros 193.