A despedida do professor Paulo Bernardo Ferreira Vaz, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será realizada neste sábado, no Memorial Zelo (Avenida do Contorno, 8.657, bairro Gutierrez, em Belo Horizonte), das 12h30 às 15h30. Não haverá sepultamento.
De acordo com comunicado da UFMG, Paulo B., como era conhecido, tinha 76 anos e enfrentava problemas cardíacos há algum tempo. Ele estava internado havia duas semanas no Hospital Orizonti e não resistiu a uma cirurgia realizada na sexta-feira (26).
Leia também:
Professor e pesquisador, Paulo Bernardo desenvolveu estudos nas áreas de design gráfico, fotojornalismo, imagem, tipografia e publicidade na mídia impressa.Natural de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, ele era graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em 1974.
Concluiu o mestrado em Editoração e Audiovisual em 1980, obteve o Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Audiovisual e Telemática em 1981 e o doutorado em Comunicação e Educação em 1983, pela Université de Paris XIII (Paris-Nord).
Em 2010, realizou pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal.
Além da UFMG, onde atuou até 2020, Paulo Bernardo também foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Fumec e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde atuava como professor visitante desde 2024.
O professor Elton Antunes, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, lamentou a morte do colega, a quem considera um mestre, mesmo sem ter sido seu aluno direto. “Foi meu grande professor. Um servidor público sério, mas que vivia a universidade com a mesma leveza e prazer com que levava a vida. Essa talvez tenha sido a maior lição que ele me ensinou”, afirmou, em declaração ao portal da UFMG.
Paulo Bernardo Ferreira Vaz deixa o companheiro Julian.