Ouvindo...

Polícia investiga suposto ‘intercâmbio’ de membro do CV para aprimorar técnicas de guerra

A suspeita é que Philippe Marques Pinto tenha ido atuar na guerra com a Rússia para aprimorar técnicas de combate e aplicá-las no Brasil

Philippe Marques Pinto está sendo investigado pela polícia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) investiga se Philippe Marques Pinto, apontado como integrante do Comando Vermelho (CV), estaria participando de uma espécie de “intercâmbio” na Europa para aprimorar técnicas de combate e aplicá-las em confrontos no Brasil.

De acordo com a Subsecretaria de Inteligência (SSINTE), o homem de 29 anos viajou três vezes para Portugal desde 2023. A última viagem ocorreu em setembro de 2025, e não há registro de retorno ao Brasil.

A suspeita é que ele tenha seguido de Portugal para a Ucrânia, com o objetivo de atuar como combatente na guerra contra a Rússia, iniciada em fevereiro de 2022. Em um vídeo que circula nas redes sociais, ele manipula um fuzil e manda abraços para vários supostos chefes do Comando Vermelho (CV).

As informações levantadas pela SSINTE mostram o histórico de deslocamentos:

  • 26 de junho de 2023: viajou para Portugal e retornou ao Rio após seis meses;
  • 20 de junho de 2024: voltou à Europa e permaneceu por um ano;
  • 9 de setembro de 2025: nova viagem, sem registro de volta até o momento.

O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Philippe possui anotações criminais por tráfico de drogas e deve responder também por apologia e associação para o tráfico.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.