A Prefeitura de Belo Horizonte começou a ampliar os horários de circulação de 23 linhas de ônibus do transporte convencional e suplementar. A ação ocorre entre 20h e meia-noite e tem como objetivo facilitar o deslocamento da população para
O reforço é coordenado pela Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e prevê 197 viagens por dia, até os dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro. As linhas contempladas terão novo quadro de horários, que será divulgado separadamente.
A ampliação prioriza regiões próximas a shoppings centers e centros comerciais com maior fluxo de pessoas neste período.
Confira as linhas contempladas com o novo quadro de horários:
● 64 - Estação Venda Nova/Assembleia/Via Carlos Luz
● 67 - Estação Vilarinho/Santo Agostinho/Via Carlos Luz
● 2104 - Nova Gameleira/BH Shopping
● 3030 - Pilar-Olhos D’Água/Centro
● 4032 - Caiçara /Savassi/Praça da Liberdade
● 4150 - Shopping Del Rey/BH Shopping
● 5106 - Bandeirantes/BH Shopping
● 8106 - Santa Cruz/BH Shopping/Via Belvedere
● 9032 - Granja de Freitas/Centro/Via Avenida dos Andradas
● 9201 - Baleia/Nova Granada
● 9205 - Nova Vista/Nova Cintra
● 9411 - Casa Branca/São José
● 3302A - Nova Pampulha/Centro/Via Zoológico
● 3503A - Santa Terezinha/São Gabriel
● 8001A - Santa Inês/BH Shopping
● S21 - Dom Cabral/BH Shopping
● S54 - Dom Bosco/Shopping Del Rey
● S55 - Santa Monica/Minas Shopping
● S61 - Mantiqueira/Estação Vilarinho
● S63 - Campo Alegre/Céu Azul/Via Rio Branco
● S64 - Campo Alegre/Céu Azul/Via Venda Nova
● S70 - Conjunto Felicidade/Shopping Del Rey
● S84 - São Gabriel/Floresta/Via Hospital Belo Horizonte
Operação de fim de ano
Além do reforço no transporte coletivo que ocorre desde o último domingo (14), equipes da Unidade Integrada de Trânsito, formada por BHTrans, Guarda Civil Municipal e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, intensificam o monitoramento das vias da capital.
As ações buscam impedir irregularidades como fila dupla e bloqueio de cruzamentos, além de reduzir impactos no tráfego. O foco é garantir mais segurança, acessibilidade e fluidez para veículos e pedestres.
Entre os principais centros comerciais contemplados estão regiões do Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Barreiro e Venda Nova, incluindo shoppings e áreas comerciais de grande circulação.
O trabalho conta ainda com o apoio das câmeras do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), que permitem o acompanhamento em tempo real do trânsito. Com base nas imagens, as equipes ajustam tempos semafóricos e realocam agentes conforme a necessidade.
Paralelamente, agentes da BHTrans e da Guarda Civil Municipal realizam a Operação Presença Efetiva nos principais cruzamentos da área Central. As ações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30, com foco na organização do tráfego e na prevenção de bloqueios.
(Sob supervisão de Alex Araújo)