Qual o lugar mais chuvoso do Brasil? Cidade mineira ocupa terceira colocação no ranking

Pelas redes sociais, Instituto Nacional de Meteorologia divulgou municípios com maior volume de chuva nas últimas 24 horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou em suas redes sociais um levantamento que ranqueia as cidades mais chuvosas do Brasil. O estudo levou em consideração o volume de precipitações registrado nas últimas 24 horas, a partir das 8h da manhã desta quinta-feira (5).

Uma cidade mineira se destacou em relação às chuvas. João Pinheiro, localizada a cerca de 400 km de Belo Horizonte, na região Noroeste do estado, ficou na terceira colocação entre os lugares mais chuvosos do país. No município, foram 53,4 mm de chuva contabilizados pelo instituto.

Além da representante mineira, o ranking tem cidades de outros três estados brasileiros: Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Confira o ranking completo e o quanto choveu em cada lugar:

  • São Gabriel do Oeste (MS): 130, 2 mm;
  • Boca do Acre (AM): 54,6 mm;
  • João Pinheiro (MG): 53,4 mm;
  • Duque de Caxias (RJ): 53,2 mm.

Chuva em Minas

Nesta quinta-feira (5), Minas Gerais registrou a quinta morte causada pelas chuvas no estado. A informação foi divulgada pelo boletim da Defesa Civil estadual. O caso mais recente ocorreu em João Pinheiro, cidade que ficou entre as mais chuvosas do país. A vítima é um idoso de 63 anos que tentou atravessar um rio a cavalo.

As outras mortes foram registradas em Sabará, São Thomé das Letras, Pouso Alegre e Santa Rita de Caldas. Ao todo, há cerca de 4 mil pessoas desalojadas e 530 desabrigadas em Minas Gerais.

O tempo segue instável no estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um alerta laranja para chuvas intensas foi emitido para 722 municípios de Minas, entre eles Belo Horizonte. A classificação é de perigo, e o aviso segue em vigor até as 23h59 desta sexta-feira (6).

Segundo o órgão, estão previstas precipitações entre 30 e 60 mm por hora, podendo chegar a 50 a 100 mm ao longo do dia, além de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 km/h.

Leia também

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Ouvindo...