Prefeitura de BH instala sinalização inteligente para orientar condutores durante chuvas; entenda

Equipamentos passam a orientar condutores em tempo real durante períodos de chuva intensa

Prefeitura de BH instala sinalização inteligente para orientar condutores durante chuvas; entenda

A Prefeitura de Belo Horizonte colocou em operação novos dispositivos luminosos para alertar motoristas sobre riscos de alagamentos no bairro Prado, na Região Oeste de Belo Horizonte.

Os equipamentos foram instalados na Avenida Amazonas com a Rua Cura D’Ars, no sentido bairro/Centro, e na Avenida Amazonas com a Avenida do Contorno, no sentido Centro/bairro.

As placas utilizam luzes para informar as condições da via em períodos chuvosos. A luz amarela piscante indica necessidade de atenção redobrada. Já a luz vermelha significa que o trecho está interditado devido ao alagamento, e o motorista não deve avançar.

Quando desligado, o sistema indica não haver alerta no momento. As sinalizações também exibem mensagens como “risco de inundação” e “no vermelho, não avance”.

O primeiro painel desse modelo foi instalado pela BHTrans em fevereiro de 2024, na Rua Joaquim Murtinho, próximo à Avenida Prudente de Morais, no bairro Santo Antônio. Nos anos seguintes, outros pontos passaram a contar com a tecnologia, como a Rua José Cleto, entre a Rua Coronel Jairo Pereira e a Avenida Bernardo Vasconcelos, no Palmares, e o cruzamento entre a Avenida Bernardo Vasconcelos e a Avenida Clara Nunes, no Renascença.

Segundo a PBH, os agentes de trânsito continuam monitorando em tempo real as condições das vias e podem acionar bloqueios automáticos nos aplicativos de mobilidade urbana, que passam a exibir rotas alternativas assim que um alagamento é registrado.

A prefeitura reforça que os dispositivos fazem parte das ações previstas no Plano de Contingência de Áreas de Inundação da BHTrans, que busca reduzir riscos durante o período chuvoso e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Além das obras de contenção realizadas na capital, o município tem investido na comunicação preventiva.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...