Decorações de Natal: Cemig orienta população sobre cuidados na instalação de enfeites

Companhia reforça medidas de segurança para evitar acidentes com energia elétrica durante o período natalino

Cemig orienta população sobre cuidados na instalação de enfeites de Natal

Com a aproximação do fim de ano, muitos moradores começam a instalar enfeites e luzes de Natal em fachadas, jardins e árvores. Para evitar acidentes, a Cemig reforça orientações importantes sobre o uso seguro da rede elétrica.

Segundo Geziane Calixto, técnica de Segurança do Trabalho da companhia, a instalação de ornamentos luminosos em áreas externas exige atenção especial por causa da exposição ao vento e à chuva. Ela destaca que conexões e tomadas devem estar protegidas.

Em instalações feitas em fachadas, especialmente em imóveis com mais de um pavimento, é necessário manter a distância mínima obrigatória de 1,5 metro da rede elétrica. Os enfeites devem estar bem fixados para não se soltarem com ventos fortes e atingirem a fiação.

A especialista também recomenda que os enfeites fiquem fora do alcance de crianças e animais. No caso de árvores de Natal colocadas no chão, uma dica é criar uma barreira física, como caixas decoradas, para impedir o acesso aos fios e lâmpadas.

Veja imagens da Praça da Liberdade, em BH, iluminada para o Natal de 2025

Risco das Gambirras

A Cemig alerta ainda para o risco das gambiarras. Isso inclui o uso excessivo de fios, benjamins e adaptadores para ligar vários enfeites em uma só tomada. Esse tipo de instalação causa sobrecarga, mau funcionamento dos equipamentos e pode provocar choques ou princípios de incêndio.

Outro ponto importante é a procedência dos enfeites. A empresa orienta que os consumidores comprem produtos com selo do Inmetro, que garantem a qualidade e a segurança dos equipamentos. Itens sem certificação são mais baratos, mas representam risco de choque elétrico e incêndio.

A árvore de Natal tradicional já não é utilizada: a tendência para 2025 é mais moderna e econômica

A orientação também vale para enfeites antigos. Como ficam guardados por longos períodos, os cabos podem sofrer desgaste e causar curto-circuito.

A companhia também lembra que é proibido instalar qualquer tipo de decoração em postes ou estruturas da Cemig.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...