Decorações de Natal: Cemig orienta população sobre cuidados na instalação de enfeites

Companhia reforça medidas de segurança para evitar acidentes com energia elétrica durante o período natalino

Cemig orienta população sobre cuidados na instalação de enfeites de Natal

Com a aproximação do fim de ano, muitos moradores começam a instalar enfeites e luzes de Natal em fachadas, jardins e árvores. Para evitar acidentes, a Cemig reforça orientações importantes sobre o uso seguro da rede elétrica.

Segundo Geziane Calixto, técnica de Segurança do Trabalho da companhia, a instalação de ornamentos luminosos em áreas externas exige atenção especial por causa da exposição ao vento e à chuva. Ela destaca que conexões e tomadas devem estar protegidas.

Em instalações feitas em fachadas, especialmente em imóveis com mais de um pavimento, é necessário manter a distância mínima obrigatória de 1,5 metro da rede elétrica. Os enfeites devem estar bem fixados para não se soltarem com ventos fortes e atingirem a fiação.

A especialista também recomenda que os enfeites fiquem fora do alcance de crianças e animais. No caso de árvores de Natal colocadas no chão, uma dica é criar uma barreira física, como caixas decoradas, para impedir o acesso aos fios e lâmpadas.

Veja imagens da Praça da Liberdade, em BH, iluminada para o Natal de 2025

Risco das Gambirras

A Cemig alerta ainda para o risco das gambiarras. Isso inclui o uso excessivo de fios, benjamins e adaptadores para ligar vários enfeites em uma só tomada. Esse tipo de instalação causa sobrecarga, mau funcionamento dos equipamentos e pode provocar choques ou princípios de incêndio.

Outro ponto importante é a procedência dos enfeites. A empresa orienta que os consumidores comprem produtos com selo do Inmetro, que garantem a qualidade e a segurança dos equipamentos. Itens sem certificação são mais baratos, mas representam risco de choque elétrico e incêndio.

A árvore de Natal tradicional já não é utilizada: a tendência para 2025 é mais moderna e econômica

A orientação também vale para enfeites antigos. Como ficam guardados por longos períodos, os cabos podem sofrer desgaste e causar curto-circuito.

A companhia também lembra que é proibido instalar qualquer tipo de decoração em postes ou estruturas da Cemig.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...