Estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm até o próximo domingo (8) para se inscrever no programa Passe Livre Estudantil da Prefeitura de Belo Horizonte. O cadastro deve ser feito pela internet, na página do programa, com envio dos documentos exigidos.
O benefício garante gratuidade no transporte coletivo para o trajeto entre casa e escola e tem como objetivo reduzir a evasão escolar. Até o momento, mais de 14 mil estudantes já tiveram a inscrição aprovada e serão convocados para retirar o cartão que dá acesso ao benefício.
Outros 6,5 mil alunos iniciaram o cadastro, mas ainda não enviaram os documentos obrigatórios e também têm até domingo para concluir o processo.
Processo
O cadastro é totalmente virtual. É necessário enviar RG e CPF do estudante, comprovante de matrícula, comprovante de residência e CPF do responsável, no caso de alunos com menos de 16 anos.
Para estudantes da rede privada, o benefício é concedido apenas aos que possuem bolsa integral, sendo preciso apresentar também o documento que comprove a condição.
O comprovante de residência pode estar no nome dos pais, do responsável ou do próprio aluno. Caso a família não tenha o documento, é possível solicitá-lo no centro de saúde de referência. O formulário do Cadastro Único também pode ser utilizado.
Os estudantes podem acompanhar o andamento da solicitação no site do programa, informando CPF (ou número de inscrição) e data de nascimento. A prefeitura orienta ainda que os candidatos fiquem atentos ao e-mail informado no cadastro, principal canal de comunicação entre a equipe do Passe Livre e os solicitantes.