Estudantes de todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, realizaram as provas do
Uma das possibilidades para os inscritos é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituída pela Lei nº 10.260/2001, a iniciativa concede financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Com base no cronograma dos anos anteriores, as inscrições ao Fies 2026 devem começar em fevereiro, após a divulgação das resultados individuais, previstos para serem liberados em 16 de janeiro.
Embora as datas oficiais ainda não tenham sido divulgadas pelo Ministério da Educação (Mec), estima-se que as inscrições para a primeira edição do Fies 2026 aconteçam no dia 3 de fevereiro de 2026. Em 2025, o processo seletivo aconteceu do dia 4 ao dia 7 de fevereiro.
Saiba o que é o Fies e quem pode se inscrever
Neste ano, o Ministério da Educação (Mec) ofertou mais de 112 mil vagas ao longo do ano, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo. Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Pode se inscrever o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação. É necessário ainda possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.