Confira orientações da Cemig para a instalação de enfeites de Natal

‘População deve ter máxima atenção para evitar acidentes envolvendo energia elétrica’, alerta companhia

Cemig alerta para cuidados com a instalação de enfeites de Natal

Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas famílias começam a decorar fachadas, jardins e árvores para celebrar o Natal. Para que as comemorações sejam seguras, a Cemig reforça orientações importantes que ajudam a evitar choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios durante a instalação de enfeites luminosos.

A técnica de Segurança do Trabalho da companhia, Geziane Calixto, destaca que as decorações externas exigem atenção redobrada por ficarem expostas a vento, chuva e umidade. Segundo ela, é fundamental proteger conexões e tomadas e manter uma distância mínima de 1,5 metro da rede elétrica ao instalar luzes em muros, fachadas ou árvores.

A fixação dos ornamentos deve seguir as instruções técnicas de cada equipamento e, sobretudo, evitar improvisos. Geziane lembra que as famosas “gambiarras” — como ligar vários enfeites em uma única tomada com o uso de benjamins ou adaptadores — podem gerar sobrecarga, causar mau funcionamento, choques e até princípios de incêndio.

Ela reforça ainda que os produtos utilizados precisam ser de boa procedência. “O ideal é adquirir itens com selo do Inmetro, que atestam que o material foi testado e é seguro. Produtos paralelos ou muito baratos podem representar riscos e provocar acidentes. É uma economia que não vale a pena”, afirma.

Outro alerta é sobre o uso de enfeites antigos. Como ficam guardados por longos períodos, os fios podem sofrer desgaste no isolamento, aumentando o risco de curto-circuito.

Atenção à rede elétrica

No caso de decorações em fachadas, especialmente em casas com mais de um pavimento, a Cemig ressalta novamente a importância de manter 1,5 metro de afastamento da rede elétrica. Também é necessário garantir que os enfeites estejam bem presos para evitar que se soltem com ventanias e sejam projetados sobre os cabos de energia.

Geziane reforça que é proibido prender qualquer tipo de enfeite em postes ou estruturas pertencentes à Cemig.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...