Uma quadrilha suspeita de aliciar pessoas interessadas em migrar para os Estados Unidos é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) desencadeada em Minas Gerais, nesta quarta-feira (3). O grupo organizava um trajeto que incluía a travessia por diversos países da América Central até o México. Até o momento, 63 vítimas já foram identificadas. A operação foi batizada de Monterrey, capital e a maior cidade do estado mexicano de Nuevo León.
A Justiça Federal de Ipatinga determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens e valores pertencentes ao grupo, que somam R$ 8,1 milhões.
“As investigações tiveram início após a PF receber denúncia sobre a atuação de um contrabandista de pessoas em Ipatinga, Vale do Aço de MG, responsável por enviar brasileiros de forma irregular para os Estados Unidos. A partir da apuração inicial, foi possível identificar outros envolvidos que atuavam em conjunto no esquema criminoso”, destacou nota da PF.
A PF cumpre, nesta manhã, sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados a cinco investigados nos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso.
Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, posse ou porte irregular de arma de fogo, usura, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.