MG: Audiência de instrução de policial que matou criança em briga de trânsito é marcada

O policial penal Marcio da Silveira Coelho foi preso após atirar e matar Lavínia Freitas de Oliveira e Souza, de apenas 10 anos de idade

Lavínia Freitas de Oliveira e Souza seguia com o pai para a casa da avó quando o carro da família foi perseguido e a menina alvejada

A Justiça marcou para os dias 2 e 3 de dezembro a audiência de instrução e julgamento do policial penal Marcio da Silveira Coelho, de 34 anos, preso pelo assassinato de Lavínia Freitas de Oliveira e Souza, de 10 anos, no dia 15 de junho. O crime aconteceu após um desentendimento no trânsito, ocorrido em uma estrada que liga as cidades de Diogo de Vasconcelos e Porto Firme, na Zona da Mata mineira. A sessão será realizada no município de Piranga, na mesma Região.

Na ocasião, o policial atingiu a criança com um disparo de arma de fogo na cabeça. Ela morreu após um mês internada. Parte da ação foi filmada por câmeras de monitoramento. Veja:

Marcio, que foi preso em flagrante no dia do crime, responde pela prática de homicídio consumado com três qualificadoras e homicídio tentado, também com três qualificadoras, sendo elas: motivo fútil, emprego de meio que resultou em perigo comum e recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa das vítimas.

O pai da menina, Marcelo de Oliveira e Souza, que sobreviveu, também é vítima no processo.

Coelho está preso no sistema prisional de Ponte Nova, na Zona da Mata.

Leia também

Wener Geraldo Carneiro Alvim, advogado que atua na assistência de acusação, destacou a gravidade do caso.

“Trata-se de um caso de extrema gravidade, que envolve a morte de uma criança e a tentativa de homicídio contra seu próprio pai. A condição funcional do réu também será objeto de análise no contexto processual, sempre com respeito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa”, destacou Alvim.

A expectativa da acusação é de que a audiência seja longa e tecnicamente complexa, diante da gravidade dos fatos, do número de testemunhas, das provas a serem analisadas e da grande repercussão social.

O crime

Conforme o Boletim de Ocorrência (BO), o pai seguia com a filha no carro da família pela estrada. Ao passarem por um trecho conhecido como Vinte Alqueires, ele percebeu um veículo se aproximando. O carro ultrapassou, parou à frente e bloqueou a passagem. Logo depois, um homem moreno, de estatura mediana e usando boné desceu do veículo.

Nesse momento, ouviu vários disparos — um deles acertou a cabeça da menina. O pai contou à Polícia Militar que mora em Viçosa há dez anos, que o passeio era para visitar os avós da criança e que não tem problemas com ninguém.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...