Ouvindo...

Manicure internada no Hospital Maria Amélia Lins à espera de cirurgia desabafa: ‘Descaso’

Unidade é especializada em cirurgias ortopédicas, mas está fechada para esses procedimentos desde dezembro de 2024

Manicure cita descaso no Maria Amélia Lins, em BH

A manicure Sara Tameirão Câmara, 36 anos, está internada há quase uma semana no Hospital Maria Amélia Lins, em Belo Horizonte, à espera de uma cirurgia na mão direita. Ela foi hospitalizada após sofrer um acidente de carro, na quarta-feira da semana passada, e ser levada pelo Samu para o Pronto-Socorro João XXIII. Nessa segunda-feira (3), Sara entrou em contato com a Itatiaia para pedir ajuda e relatar o que considera um ‘descaso’.

“Sofri um acidente de carro, quebrei o rádio (um dos dois ossos do antebraço, localizado do lado do polegar, estendendo-se do cotovelo até o pulso), fui para o João XXIII, para onde o Samu me levou, e aí fiquei lá. Isso aconteceu no dia 29. Fiquei lá no dia 29, durante o dia e a noite. No dia 30, falaram que iriam me transferir para o Maria Amélia Lins. À tarde, me transferiram para o único andar que está funcionando aqui. Desde então, não há posição sobre a data da cirurgia. Quando você questiona os médicos, eles falam que não depende deles, que estamos na central de leitos, que é culpa do Zema, e tiram toda a responsabilidade”, disse a paciente.

O Maria Amélia Lins é especializado em cirurgias ortopédicas, mas está fechado para esses procedimentos desde dezembro de 2024. Desde então, as cirurgias ortopédicas foram transferidas para o Hospital João XXIII. No entanto, servidores alegam que a unidade está sobrecarregada e precisa realizar outras cirurgias de urgência.

Na semana passada, dois dias antes do acidente da manicure, a Justiça de Minas Gerais d errubou uma liminar que determinava a reabertura imediata do bloco cirúrgico da unidade. Em meio ao impasse, os pacientes sofrem.

“Estou aqui desde o dia 29, quando aconteceu o acidente. E a única coisa que eles fazem é dar a medicação, se você estiver sentindo dor, e a alimentação. Fora isso, não fazem mais nada. É um descaso, entendeu?”

Fhemig

Em nota, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que a paciente deu entrada no Maria Amélia Lins no dia 30 de outubro e garantiu que “a paciente está recebendo a devida assistência médica, enquanto aguarda a liberação da equipe cirúrgica para a marcação do procedimento indicado para o caso. O corpo clínico da unidade atualiza rotineiramente a paciente sobre seu tratamento e continua disponível para outros esclarecimentos”, destacou trecho da nota.

“O bloco cirúrgico do Hospital João XXIII mantém seu funcionamento normal, respeitando a prioridade dos casos, conforme os protocolos clínicos e os fluxos estabelecidos na rede de urgência”, concluiu o texto.

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.