Ouvindo...

Mais de 80 tampas de metal são furtadas de passeios de BH; moradores instalam trava

No bairro Floresta, lado Leste da capital, caixas nas calçadas estavam sendo usadas até para guardar drogas

Além de terem tampas furtadas, caixas de empresas que ficam em calçadas servem de esconderijo

O furto de cabos e fios não é a única preocupação de moradores de Belo Horizonte. Criminosos estão furtando tampas de metal de caixas que ficam nas calçadas da capital, deixando buracos nesses espaços, situação que coloca pedestres em risco. Somente da Cemig, foram furtadas 83 tampas neste ano em BH.

@radioitatiaia

BELO HORIZONTE | O furto de cabos e fios não é a única preocupação de moradores de Belo Horizonte. Criminosos estão furtando tampas de metal de caixas que ficam nas calçadas da capital, deixando buracos nesses espaços, situação que coloca pedestres em risco. Somente da Cemig, foram furtadas 83 tampas neste ano em BH. Em ruas do bairro Floresta, Região Leste da cidade, moradores chumbaram aros de ferro na calçada para evitar que as tampas sejam violadas. O empresário Ivan Rosendo, que mora no encontro das ruas Síria e Itajubá, contou à Itatiaia que a medida foi tomada porque lavadores de carro que extorquiam motoristas na região usavam as caixas para esconder produtos de limpeza e até drogas. “Eles começaram a extorquir as pessoas que chegavam aqui. E guardavam os materiais nessas caixas. Eles intimavam mais senhoras, extorquindo mesmo”, disse. “Essa questão de colocar travas nessas tampas é porque eles guardavam o material e até droga”, completou. Em nota, a Cemig informou que realiza a substituição das tampas furtadas ou quebradas assim que é notificada sobre a situação. 📲 Leia mais em itatiaia.com.br 📹Rômulo Ávila | Itatiaia 📝Rômulo Ávila #furtos #tampas #belohorizonte #cabos #fios

♬ original sound - Itatiaia -

Em ruas do bairro Floresta, Região Leste da cidade, moradores chumbaram aros de ferro na calçada para evitar que as tampas sejam violadas. O empresário Ivan Rosendo, que mora no encontro das ruas Síria e Itajubá, contou à Itatiaia que a medida foi tomada porque lavadores de carro que extorquiam motoristas na região usavam as caixas para esconder produtos de limpeza e até drogas.

“Eles começaram a extorquir as pessoas que chegavam aqui. E guardavam os materiais nessas caixas. Eles intimavam mais senhoras, extorquindo mesmo”, disse. “Essa questão de colocar travas nessas tampas é porque eles guardavam o material e até droga”, completou.

Rosendo contou que a instalação dos aros resolveu o problema, mas apontou que o número de usuários de drogas está crescendo na região.

“O problema agora que está acontecendo é na parte de lá da (avenida) Assis Chateaubriand, em razão de um abrigo para moradores em situação de rua. É uma questão complexa. Eles agem violentamente. A maioria está com problema de crack e outras drogas”, disse.

Furtos

Em nota, a Cemig informou que realiza a substituição das tampas furtadas ou quebradas assim que é notificada sobre a situação.

“Porém, a fixação da tampa no aro ou passeio é iniciativa dos clientes, já que estamos falando das tampas que atendem às unidades consumidoras. As tampas maiores, que dão acesso às galerias subterrâneas que comportam as redes da companhia, são seguras e muito pesadas, e não são objeto de ação dos ladrões”, destacou o texto.

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.