A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, na madrugada desta sexta-feira (1º), quase três toneladas de cobre furtado na BR-381, altura de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte. O material, segundo a corporação, havia sido furtado na cidade de Jacareí, interior de São Paulo, e seria entregue em Esmeraldas, também na Grande BH.
O motorista do veículo, um homem de 46 anos, foi preso em flagrante. Ele conduzia uma van modelo Sprinter, onde estavam os cabos de cobre e diversos equipamentos usados para furtos desse tipo.
Leia também:
De acordo com o cabo Diego da Cruz, da PM Ambiental, a abordagem foi feita com base em informações da inteligência da corporação, que monitorava a atuação de uma quadrilha interestadual especializada nesse tipo de crime.
“A partir de informações levantadas pela nossa área de inteligência, identificamos um grupo que estaria atuando com esse mesmo modo de operação, transportando cobre furtado para Minas Gerais. Com base nas características repassadas do veículo usado pela quadrilha, conseguimos localizar e abordar o suspeito, efetuando a apreensão do material”, explicou.
Disfarce
Além do material, foram apreendidos escadas, cones de sinalização, cintas de içamento, um alicate de corte de alta precisão e um uniforme completo (calça e blusa) de uma empresa de telecomunicação.
“O uniforme era usado como disfarce. O suspeito vestia como se fosse funcionário de uma prestadora de serviços, subia nas escadas e realizava o corte dos cabos sem levantar suspeitas”, detalhou o cabo Diego.
O militar também destacou que, segundo o preso, o desmonte do material seria feito sem o uso de fogo, ao contrário do método comum de queima dos fios para retirada do cobre. “Assim, teria um aproveitamento de até 100% material”, acrescentou.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Plantão em Betim.