Ouvindo...

Comissão Global de Investidores em Mineração visita memorial em Brumadinho, na Grande BH

Grupo faz parte de uma iniciativa internacional voltada à construção de um novo modelo de mineração mais responsável

Grupo faz parte de uma iniciativa internacional voltada à construção de um novo modelo de mineração mais responsável

Dezenas de empreendedores da Comissão Global de Investidores em Mineração 2030 realizaram, nesta sexta-feira (31), uma visita ao Memorial das Vítimas da Tragédia da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O grupo faz parte de uma iniciativa internacional voltada à construção de um novo modelo de mineração mais responsável.

Leia também

A promotora de Justiça de Brumadinho, Ludimila Costa, destacou a importância do Memorial.

“O que é mais importante de visitar esse local é que aqui, verdadeiramente, a gente se depara com a narrativa dos familiares, com a percepção dos familiares sobre o que aconteceu. E por parte do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a narrativa dos familiares é a que mais nos importa. É a que transmite a mensagem que o setor de mineração precisa compreender em relação à responsabilidade necessária para que a indústria da mineração possa de forma atuar de uma maneira mais responsável, sustentável e acima de tudo verdadeiramente preocupada com as vidas humanas e o meio ambiente”, afirma.

A diretora-presidente da Fundação Memorial de Brumadinho, Fabíola Moulin, explicou por que o espaço foi escolhido para o encontro.

"É uma oportunidade para que esses investidores, que são de várias partes do mundo, conheçam essa história, de ver o que a negligência ambiental, a negligência com a vida, pode gerar, quais são as consequências de uma tragédia dessa dimensão e, dessa forma, orientar e investir, em projetos que prezem pela sustentabilidade”, destaca.

A sobrevivente Josiane Melo, irmã da vítima Eliane Melo e de seu nascituro, e uma das diretoras da Avabrum, afirmou que o encontro no Memorial demonstra que a mineração é imprescindível, mas que novos empreendimentos do setor, inclusive dessa comitiva internacional, buscam mais responsabilidade e segurança nas operações.

“Para nós é muito importante. É um sinal de reconhecimento de que essa associação está fazendo a diferença levando a bandeira da não repetição para todos os lugares. A gente sabe que, aqui no Brasil, a gente ainda precisa de muita coisa para melhorar, ainda têm muitos riscos velados. A mineração é fundamental, mas precisa respeitar primeiro a vida”.

Nessa quinta-feira (30), o grupo se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Itamaraty, para tratar de investimentos e práticas sustentáveis no setor de mineração, com foco nas chamadas terras raras.

O presidente da Comissão Global de Investidores em Mineração 2030, Adam Matthews, afirmou que, desde o desastre de Brumadinho, os investidores passaram a compreender melhor a responsabilidade da indústria nessas ocorrências.

Ele ressaltou que o Memorial é uma homenagem a algo que nunca deveria ter acontecido. Disse ainda que o encontro com o presidente Lula foi muito produtivo, com a participação de seis ministros, e destacou que o governo brasileiro quer mais investimentos na mineração, mas com uma combinação responsável.

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.