A celebração da fé católica e da Oitava de Natal acontece, nesta quarta-feira (31), na Catedral Cristo Rei, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, em comemoração também ao Ano-Novo. Fiéis se reuniram no templo para a última missa do ano, que começou por volta das 19h30.
O padre Thiago Augusto, que celebrou a missa, explica que a Igreja Católica está no período da Oitava de Natal, que é um espaço de tempo prolongado de comemoração do nascimento de Jesus Cristo que dura oito dias. “Aquilo que está guiando a nossa reflexão na liturgia é o Natal do Senhor. E temos hoje uma intenção a mais que é a pedir a Deus as bênçãos e graças para o novo ano que daqui a pouquinho vai iniciar”, disse em entrevista à Itatiaia.
“Então é uma ocasião de esperança, é uma ocasião de renovarmos os nossos compromissos, a fim de que no próximo ano sigamos um pouco mais crescidos, certo? De que se fizermos a nossa parte, com toda certeza Deus fará dele para proporcionarmos assim aquilo que a gente precisa para crescermos e andarmos de bem”, reflete o sacerdote.
Nesta quinta-feira (1º), a Igreja celebrará a solenidade de Maria Mãe de Deus, que também terá como linha-mestre o Dia Mundial da Paz.
“Novidade é sempre uma graça”
O padre Thiago Augusto ressaltou aos ouvintes da Itatiaia que o Ano-Novo é uma “oportunidade singular” para se concentrar nas novidades e celebrar a passagem do tempo e as oportunidades que a vida traz.
“A novidade é sempre sempre uma graça. Ela é cercada de desafios, mas essa é a identidade de toda novidade. E toda novidade traz consigo oportunidades. Então que a gente não deixe passar as oportunidades, porque é nelas que se encontram as novidades que tanto precisamos para imprimirmos na nossa vida um sentido, uma razão de ser. Que seja um ano muito abençoado, cheio de oportunidades, porque é isso que a gente precisa”, conclui.