Embarcação que vai navegar na Lagoa da Pampulha homenageia capivaras; veja o nome

Embarcação tem capacidade para 30 pessoas e ingressos serão gratuitos; projeto piloto terá duração de três meses

Nos primeiros três meses de passeio, classificados como um período-teste, a programação será gratuita

A embarcação do tipo catamarã que vai navegar pelas águas da Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, recebeu o nome de “Capivarã”, em referência às capivaras que fazem parte da paisagem do local. O anúncio foi feito pela prefeitura, por meio das redes sociais, nessa segunda-feira (22).

A embarcação tem capacidade para 30 passageiros, chegou à capital na sexta-feira (12) e começará a operar após a conclusão da montagem e a liberação de todas as licenças necessárias. A data exata de início ainda não foi divulgada.

O projeto piloto de navegabilidade terá duração de três meses. Os passeios vão ocorrer de quinta a domingo, com três saídas diárias, entre 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados em um site próprio.

Cada passeio deve durar cerca de uma hora, incluindo embarque, navegação e desembarque. O trajeto permitirá a contemplação dos monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha, com acompanhamento de guia turístico, que vai apresentar informações históricas, culturais e ambientais.

Leia também:

Retomada dos passeios na lagoa

No dia 13 de dezembro, o prefeito Álvaro Damião e integrantes da Marinha do Brasil participaram de uma navegação de reconhecimento na Lagoa da Pampulha. O ato marcou oficialmente a retomada dos passeios turísticos no espelho d’água.

A ação integrou as comemorações pelos 128 anos de Belo Horizonte, pelos 99 anos da Marinha do Brasil e pelo Dia do Marinheiro.

O I nstituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) venceu a licitação lançada pelo município e será responsável por fornecer a embarcação e a tripulação para a operação dos passeios.

A prefeitura e a Marinha do Brasil também assinaram um protocolo de intenções, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, para cooperação na fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa da Pampulha.

Leia também

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...