Ouvindo...

PBH abre licitação para aluguel de barco que irá navegar na Lagoa da Pampulha

Previstos para começar em 12 de dezembro, os passeios integram um período de testes que se estenderá até fevereiro de 2026

Nos primeiros três meses de passeio, classificados como um período-teste, a programação será gratuita

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu, nesta quarta-feira (5), licitação para definir o aluguel do barco tripulado que irá navegar nos passeios turísticos da Lagoa da Pampulha, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026.

Em coletiva realizada no dia 4 de outubro, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) anunciou que a primeira viagem ocorrerá no dia 12 de dezembro, aniversário da capital. Para a iniciativa, será alugado um barco estilo catamarã, com capacidade para 30 passageiros.

“O nosso catamarã já estará aqui em dezembro. Foi um trabalho realizado ao longo de todo o ano”, disse Damião.

Nos primeiros três meses, um período de testes, os passeios serão gratuitos. As despesas serão arcadas pela PBH.

A Itatiaia apurou que o valor máximo da proposta inicial de preços para locação da embarcação é R$ 1,69 milhão.

O cronograma de operação do serviço prevê que os passeios ocorrerão de quinta a domingo, com três saídas diárias em horários pré-definidos, entre 8h e 17h, durante os três meses de vigência do contrato.

Consta, ainda, que os passeios deverão ter uma hora de duração, incluindo embarque, desembarque e navegação, percorrendo o circuito para contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e sua Paisagem Cultural.

Leia também

Detalhes do processo de licitação

O pregão eletrônico foi publicado pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (Belotur) no Diário Oficial do Município (DOM).

Conforme a publicação, o critério de julgamento será “menor preço por item”. O modo de disputa é aberto, onde os licitantes apresentarão lances públicos e sucessivos através do site https://www.gov.br/compras/pt-br.

A sessão pública de lances será aberta na internet às 9h (de Brasília) do dia 19 de novembro de 2025, no endereço eletrônico citado anteriormente.

O documento aponta, ainda, que a etapa inicial de recebimento dos lances durará dez minutos. Após isso, será prorrogada automaticamente pelo sistema quando houver lance ofertado nos últimos dois minutos do período de duração da sessão pública.

A Itatiaia entrou em contato com a PBH para comentar o assunto e aguarda retorno.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.