O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, anunciou na manhã deste domingo (5), por meio de coletiva de imprensa, a retomada dos passeios turísticos de barco na Lagoa da Pampulha. Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada após laudos recentes apontarem melhora na qualidade da água nos últimos meses.
A Prefeitura vai lançar um projeto-piloto que vai até dezembro. No dia 12, aniversário da capital, ocorrerá a primeira viagem. Para a iniciativa, será alugado um barco estilo catamarã, com capacidade para 30 passageiros.
“O nosso catamarã já estará aqui em dezembro. Foi um trabalho realizado ao longo de todo o ano”, disse Damião.
Durante o período de testes, os passeios serão gratuitos, com duração de cerca de uma hora.
“Nos três primeiros meses será feito um período de testes, com a operação realizada diretamente pela administração municipal. Durante esse tempo, os passeios serão gratuitos. Todas as despesas — como a locação do barco, contratação de marinheiros e demais custos — estão sendo arcadas pela Prefeitura”, acrescentou.
A operação envolve órgãos como a Capitania dos Portos Fluviais de Minas Gerais, ligada à Marinha do Brasil, a Guarda Municipal e a Diretoria de Manutenção de Bacias. Servidores da prefeitura foram capacitados para conduzir o aluguel do barco.
A Prefeitura vai lançar um projeto piloto que vai até 12 de dezembro
No momento do anúncio, o prefeito chegou a velejar pela Lagoa em uma pequena embarcação. Outras duas embarcações à vela, de equipes de Lagoa Santa que treinam no local, também estavam no espelho d’água.
MPF notifica
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi notificada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC/TCE-MG) a elaborar, em até 15 dias, um plano de ação urgente para impedir a degradação da Lagoa da Pampulha.
A informação foi divulgada na última quarta-feira (1º).
Em resposta, a administração municipal informou, na noite do mesmo dia, que “já está em andamento o Convênio de Cooperação firmado em 2024 com o governo estadual, Prefeitura de Contagem, Copasa e TCE-MG, destinado a estruturar um Sistema de Governança e Gestão da Lagoa da Pampulha”.