Está no sistema prisional Márcia Helena da Silva, de 47 anos, presa pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Sete Lagoas,
A jovem foi morta com pelo menos 15 facadas no bairro Vila Esportiva, em Vespasiano, no dia 5 de dezembro do ano passado.
O principal autor do crime, segundo a Polícia Civil (PCMG), é Joarez Antônio da Silva, de 29 anos, filho de Márcia. Ele foi preso após o homicídio, quando tentava fugir para o Norte de Minas Gerais.
As investigações indicam que a mãe teria estimulado e ajudado na
Em um dos áudios obtidos durante a investigação, Márcia demonstra orgulho do crime cometido pelo filho:
“O Joar tá bem. Conversei com ele no presídio. Tá vendo? Você tava reclamando de dinheiro. Por que dinheiro não faz? O dinheiro fez os R$ 5.500 que eu já paguei, fez a advogada colocar ele no pavilhão onde ele vai ficar seguro, que é o pavilhão dos presos que ela já cuida. Eles receberam ele muito bem. Ele foi recebido lá no presídio com aplausos. Os caras aplaudiram ele, falando que ele honrou, que ele tem honra.”
No mesmo áudio, Márcia relata detalhes sobre a comunicação com o filho dentro do sistema prisional:
“Agora, uma vez por semana ele vai conversar comigo. Eu só vou poder visitar ele a partir do dia 6 de janeiro. Tudo que eu quiser falar com ele, eu mando pra advogada. A advogada leva pra ele. Vou encontrar com ela na quarta-feira pra pegar o telefone dele e passar as provas, os áudios da Graziele com o rapaz, os encontros… Ele tem tudo no celular.”
Márcia é mãe de outros nove filhos e, segundo a investigação, mantém uma relação conturbada com parte da família. A polícia apurou que algumas das filhas tentaram alertar Graziele sobre o risco que ela corria. Em outro áudio, também anexado ao inquérito, Márcia reage de forma agressiva a essas tentativas de aviso:
“Não tem ameaça nenhuma. Quem começou essa história foi você. O que você foi caçar na porta da empresa da menina? O que você foi falar que o Joarez tava nervoso e armado na rua? Se acontecer alguma coisa com ele agora, a responsabilidade é sua. Quem vai ser cobrada é você.”
Ainda no áudio, ela afirma:
“O que acontecer com ele, você não tem noção do tamanho do ódio que tá dentro de mim pelo erro que você foi fazer. Não era da sua conta. Eu só me importo com o Joarez. É isso mesmo.”Márcia Helena da Silva e Joarez Antônio da Silva seguem presos, à disposição da Justiça, enquanto o caso tramita nas instâncias judiciais.