Minas Gerais está em risco para
Em algumas localidades, o volume de chuva pode chegar a 60 milímetros, já as rajadas de vento podem alcançar até 80 km/h. O alerta também se estende para possibilidade de
Veja a previsão do tempo
O alerta vale, inclusive, para esta sexta-feira (6). De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), há risco de pancadas de chuva em todo o estado, com maior concentração no Centro-Norte e Leste de Minas.
Na Zona da Mata e no Vale do Rio Doce, os acumulados podem alcançar os 30 milímetros, com rajadas de vento até 80 km/h e chance pontual de granizo.
Já no sábado (7), existe possibilidade de tempestades isoladas do Norte/Nordeste até a Zona da Mata. As rajadas de vento podem alcançar os 80 km/h. Há, ainda, possibilidade de granizo e acumulados acima de 30 mm no Centro-Sul e Oeste do estado.
A instabilidade aumenta no domingo (8) em grande parte de Minas Gerais, com chuvas intensas do Norte à Zona da Mata. Há, ainda, risco de tempestades com volumes acima de 60 mm e ventos em torno de 80 km/h.
Risco geológico
O cenário indica aumento do risco de deslizamento em diferentes regiões do estado ao longo do período, conforme o Índice de Risco de Deslizamento de Terra (GeoRisk).
Nesta sexta-feira (6), o maior risco é registrado nas regiões imediatas de Governador Valadares e Patos de Minas. Existe, ainda, risco moderado em áreas da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Leste do estado.
No sábado (7/2), o risco é moderado em áreas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Sul de Minas.
No domingo (8/2), há risco alto na região imediata de Além Paraíba, além de risco moderado em áreas do Centro-Sul, Zona da Mata, Sul de Minas e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Veja as dicas de prevenção:
- Envie um SMS com o CEP para 40199 e receba alertas da Defesa Civil
- Evite sair de um local seguro durante as chuvas e aguarde a intensidade diminuir.
- Fique atento aos níveis da água em ruas, córregos e rios.
- Não atravesse ruas ou áreas alagadas a pé ou com veículos.
- Evite áreas como passagens baixas, galerias, avenidas de fundo de vale, pontes e bocas de lobo.
- Não deixe crianças brincarem na chuva ou em enxurradas.
- Não se proteja embaixo de árvores durante tempestades com raios.
- Busque abrigo em edificações ou veículos.
- Desconecte aparelhos elétricos da tomada para evitar curtos-circuitos.
- Se sua casa apresentar trincas ou outras alterações estruturais, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193) e a Defesa Civil do seu município (telefone 199) para avaliação técnica antes do retorno à residência.
- Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil e 192 Samu.