Chuva: MG pode ter tempestades e deslizamentos neste fim de semana, alerta Defesa Civil

Chuva contínua tende a elevar risco geológico em diversas regiões do estado, o que exige atenção redobrada em áreas de encostas e locais com histórico de deslizamento

MG pode enfrentar tempestades e deslizamentos neste fim de semana, alerta Defesa Civil

Minas Gerais está em risco para tempo instável neste fim de semana, alertou o governo do estado nesta sexta-feira (6). De acordo com o órgão, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a ocorrência de chuvas e tempestades, principalmente, entre a tarde e à noite.

Em algumas localidades, o volume de chuva pode chegar a 60 milímetros, já as rajadas de vento podem alcançar até 80 km/h. O alerta também se estende para possibilidade de risco geológico em diversas regiões do estado, o que exige atenção redobrada da população, especialmente em áreas de encosta e locais com histórico de deslizamentos.

Leia também

Veja a previsão do tempo

O alerta vale, inclusive, para esta sexta-feira (6). De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), há risco de pancadas de chuva em todo o estado, com maior concentração no Centro-Norte e Leste de Minas.

Na Zona da Mata e no Vale do Rio Doce, os acumulados podem alcançar os 30 milímetros, com rajadas de vento até 80 km/h e chance pontual de granizo.

Já no sábado (7), existe possibilidade de tempestades isoladas do Norte/Nordeste até a Zona da Mata. As rajadas de vento podem alcançar os 80 km/h. Há, ainda, possibilidade de granizo e acumulados acima de 30 mm no Centro-Sul e Oeste do estado.

A instabilidade aumenta no domingo (8) em grande parte de Minas Gerais, com chuvas intensas do Norte à Zona da Mata. Há, ainda, risco de tempestades com volumes acima de 60 mm e ventos em torno de 80 km/h.

Risco geológico

O cenário indica aumento do risco de deslizamento em diferentes regiões do estado ao longo do período, conforme o Índice de Risco de Deslizamento de Terra (GeoRisk).

Nesta sexta-feira (6), o maior risco é registrado nas regiões imediatas de Governador Valadares e Patos de Minas. Existe, ainda, risco moderado em áreas da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Leste do estado.

No sábado (7/2), o risco é moderado em áreas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Sul de Minas.

No domingo (8/2), há risco alto na região imediata de Além Paraíba, além de risco moderado em áreas do Centro-Sul, Zona da Mata, Sul de Minas e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Veja as dicas de prevenção:

  • Envie um SMS com o CEP para 40199 e receba alertas da Defesa Civil
  • Evite sair de um local seguro durante as chuvas e aguarde a intensidade diminuir.
  • Fique atento aos níveis da água em ruas, córregos e rios.
  • Não atravesse ruas ou áreas alagadas a pé ou com veículos.
  • Evite áreas como passagens baixas, galerias, avenidas de fundo de vale, pontes e bocas de lobo.
  • Não deixe crianças brincarem na chuva ou em enxurradas.
  • Não se proteja embaixo de árvores durante tempestades com raios.
  • Busque abrigo em edificações ou veículos.
  • Desconecte aparelhos elétricos da tomada para evitar curtos-circuitos.
  • Se sua casa apresentar trincas ou outras alterações estruturais, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193) e a Defesa Civil do seu município (telefone 199) para avaliação técnica antes do retorno à residência.
  • Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil e 192 Samu.
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo

Ouvindo...